A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) está buscando o congelamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2022, que tem previsão de reajuste em 10,4%. Para isso, a entidade enviou nessa quarta-feira, 29, ofícios ao prefeito, Alexandre Kalil, e à presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino, solicitando que seja praticado o mesmo valor de 2021.
“O congelamento do IPTU é essencial, considerando os inúmeros prejuízos e perdas financeiras ocorridos nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. O não reajuste dos valores de tributos, como o IPVA e o IPTU, é necessário para a recuperação da economia municipal, do comércio e da geração de empregos”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O dirigente destacou ainda que, em função da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, outras capitais do país com menor receita orçamentária do que Belo Horizonte adotaram o congelamento do IPTU. Ele cita, por exemplo, Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande. No caso da capital gaúcha, o congelamento vai até 2026.
A expectativa do presidente da CDL/BH é que o anúncio do congelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), comunicado ontem (29), pelo governador Romeu Zema, possa impactar positivamente na tomada de decisão para o não reajuste do IPTU.
“O prefeito Alexandre Kalil mostrou-se favorável ao congelamento do IPVA, pois, a prefeitura está preparada para a queda da arrecadação. Com essa decisão, acreditamos que o congelamento do IPTU será facilitado. Como ele mesmo disse, “É hora do sacrifício do poder público. O comércio, o transporte e o usuário já se sacrificaram”. Sabemos que a administração municipal possui condições de promover o congelamento do IPTU e, assim, contribuir para a retomada de nossa economia”, finaliza Souza e Silva.
Gabigol vira meme após a derrota do Cruzeiro para o América após provocar o goleiro…
Nikolas Ferreira mostra sua indignação ao ser pego de surpresa pelo ex-presidente Bolsonaro e diz…
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…