Reprodução Globo / Ilustração da Praça 7
Imagine caminhar pela Praça Sete, coração histórico de Belo Horizonte, e se deparar com painéis de LED do tamanho de prédios de 13 andares, exibindo desde propagandas de marcas globais até campanhas institucionais da prefeitura.
Esse cenário, que lembra as ruas de Times Square (Nova York) ou Shibuya (Tóquio), está prestes a se tornar realidade na capital mineira. Sancionada pelo prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), a Lei 11.828/2025 transforma o centro da cidade em uma Área de Promoção da Cidade (APC), liberando a instalação de estruturas publicitárias luminosas que prometem revolucionar — ou controversear — a paisagem urbana.
Quem estava diretamente interessado no projeto e deu apoio institucional foi o Grupo Globo, que no final do ano passado pagou R$ 2,5 bilhões para adquirir o controle acionário da empresa Eletromidia, que tem filial em Belo Horizonte.
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A empresa é a maior do setor de mídia OOH, Out Of Home, ou mídia fora de casa. Segundo fontes ouvidas pelo Moon BH, eles tem um grande interesse em investir em painéis de led na Praça 7 para controlar a veiculação de publicidade em um dos pontos de maior movimento da capital mineira.
“A audiência de milhões de pessoas que nos escolhem diariamente na TV e nos dispositivos móveis é a mesma que circula pelas ruas. A Eletromidia é uma empresa brasileira, assim como a Globo, com uma atuação muito complementar a nossa”, disse Paulo Marinho, ao anunciar a compra da Eletromidia.
Aprovada por 30 dos 41 vereadores, a legislação cria regras urbanísticas diferenciadas para estimular atividades econômicas, turísticas e culturais no hipercentro. O projeto permite painéis de LED com até 40 metros de altura (equivalente a um prédio de 13 andares) ocupando até 30% das fachadas dos edifícios. A justificativa é clara: atrair investimentos e revitalizar áreas comerciais decadentes.
Mas há limites. Os painéis não podem:
Além disso, 1 hora diária será dedicada a conteúdos institucionais da prefeitura, como campanhas de saúde e cultura, sem custo para o município.
Duas grandes companhias dominam o mercado OOH no Brasil, sendo a Eletromia, da Globo, uma das maiores. A grande concorrente é a NEOOH, que tem como acionista o UOL.
Em Minas Gerais a maior empresa do setor é a BH Mídia OOH. A partir de agora elas devem brigas em negociações pelos espaços nos prédios da Praça 7, o que deve garantir, também, um bom dinheiro para os condomínios.
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