A prefeitura de Belo Horizonte anunciou que pretende subsidiar uma redução de R$ 0,20 na passagem do transporte público da capital.
O acordo foi selado entre o prefeito, Alexandre Kalil (PSD) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (Setra-BH), sindicato patronal.
Assim a passagem passaria de R$ 4,50 para R$ 4,30. “Felizmente, a Prefeitura de Belo Horizonte chegou a um acordo a respeito do transporte público. Todo mundo viu que a corda esticou, esticou, estourou, e eles pediram uma reunião. Deviam estar em reunião permanente, como nós estávamos, esperando o que ia acontecer. Os números eram realmente assustadores, a fórmula paramétrica do contrato nos levaria a uma tarifa de R$ 5,75, que hoje é 4,50”, explicou o prefeito.
Serão até R$ 12 milhões por mês, o que totalizam até R$ 144 milhões por ano. O executivo ainda não explicou de onde sairá o dinheiro, mas explicitou a lógica da decisão:
“Por outro lado, não era certo a gratuidade ficar na mão do catracado, é o povo que paga para o outro andar. A gratuitidade vai continuar, quem tem direito à gratuidade continua tendo direito, a prefeitura assume essa gratuidade e a passagem, que hoje é R$ 4,50, será reduzida para R$ 4,30”, afirmou Kalil.
Nesta lógica, o rateio da passagem entre pagantes e não-pagantes deixa de ser apenas entre os usuários do transporte público e vira um rateio geral, já que a diferença sai dos cofres da prefeitura.
O montante total equivale a cerca de 1% do orçamento total previsto para 2022. Como comparação, a PBH gastará com os ônibus 10% do que gastará com toda a Previdência Social do município em 2022.
O acordo precisa ser homologado pela Justiça, em janeiro, e depois como Projeto de Lei pela Câmara de BH, em fevereiro.
Como é fora de BH? Em outra capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, as prefeituras assumiram o subsídio ao transporte público para baratear a passagem e garantir gratuidades.
Araucária, no Paraná, por exemplo, instituiu como política pública de incentivo ao uso do transporte coletivo o subsídio. Já são cinco reduções desde 2018. Lá a passagem passou de R$ 4,25 para R$ 1,95 hoje.
Em julho deste ano, Juiz de Fora, no interior de MG, também anunciou que passaria a subsidiar as passagem para conter aumentos na tarifa. No exterior, grande capitais como Londres e Paris subsidiam o transporte público há décadas.
Hoje as empresas devem à PBH cerca de R$ 45 milhões em multas aplicadas por atrasos, descumprimentos de contratos e falta de cobradores nos veículos.
Do montante, cerca de R$ 10 milhões se referem a multas antigas e R$ 35 milhões só em multas durante a pandemia. Se o valor entrasse no acordo, quase um terço do subsídio anual poderia ser descontado do próprio valor devido ao município.
Descubra quais os direitos de tutores que têm animais em condomínios de Belo Horizonte para…
Belo Horizonte recebeu o título de "Tree City of The World" pela segunda vez, destacando…
Nikolas Ferreira se encontra com críticos de Bolsonaro e começa a ser atacado. Ele diz…
Rede 98 planeja lançar uma nova estação de rádio em Belo Horizonte, focada em produção…
Contrato de Ronaldo com Pedrinho, do Cruzeiro, foi a desculpa perfeita que muitos precisavam para…
Desde a última quarta-feira de cinzas, um nome tem dominado as discussões nas redes sociais:…