O Real Valladolid, clube espanhol presidido pelo ex-jogador Ronaldo, está promovendo uma votação entre seus sócios para decidir se o clube retornará ao seu antigo escudo ou manterá o atual. A votação, que teve início nesta terça-feira (12), estará disponível até o dia 18 de dezembro.
A equipe, que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, causou polêmica e gerou uma onda de protestos nas redes sociais ao alterar seu escudo em junho deste ano. As mudanças incluíram alterações nos adornos e uma breve remodelação do emblema. Vale ressaltar que o escudo anterior estava em uso desde 1998.
Após reuniões com diversos grupos de interesse do clube, como o Comitê Consultivo de Torcedores e a Federação dos Clubes Torcedores do Real Valladolid, foi acordado realizar uma consulta para decidir sobre o escudo. O clube atendeu aos pedidos da federação com o objetivo de promover o diálogo e a participação dos torcedores.
Para que ocorra a mudança de volta para o escudo anterior, será necessário alcançar maioria simples entre os votantes, desde que haja uma participação mínima de 50% dos sócios inscritos no Portal Blanquivioleta. Trata-se de uma decisão importante que requer uma representação significativa da massa social do clube.
Ao todo, 21.956 sócios estão aptos a votar nessa questão. A votação ocorrerá entre os dias 16 e 18 de dezembro, proporcionando aos torcedores a oportunidade de expressar sua opinião e contribuir para a definição da identidade visual do clube.
Episódio semelhante no Cruzeiro
Não é a primeira vez que Ronaldo e sua equipe enfrentam uma situação como essa. No início deste ano, o Cruzeiro, clube do qual Ronaldo é sócio-majoritário, também passou por uma polêmica envolvendo mudanças em seus mascotes, Raposão e Raposinho. Após fortes protestos dos torcedores, o clube recuou e desistiu das mudanças um dia depois.
Posteriormente, com ampla consulta ao Comitê de Torcedores, novos modelos foram desenvolvidos e os mascotes foram renovados cinco meses depois.