Mais de 700 mil consumidores consideraram abusivos os valores nas primeiras cobranças da Cemig desde o início do isolamento.
Foi discutidos em audiência pública ,na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Comissão de Minas e Energia, presidida pelo deputado Rafael Martins (PSD), manhã desta terça-feira (9), Os impactos provocados pelas medidas adotadas no setor de fornecimento de energia elétrica, durante as ações de combate ao COVID-19.
Chega mais de 700 mil consumidores mineiros que reclamaram dos aumentos em suas contas de energia. Em abril, um mês após a quarentena, houve caso de acréscimo de 720% no valor em relação ao mês anterior.
O deputado Ulysses Gomes (PT) afirma que mais de 20 cidades no Sul de Minas cobram soluções sobre piques de energia, provocando queima de aparelhos eletrodomésticos e etc.
Já Carlos Pimenta (PDT) fala que no Norte do estado, afalta de energia vem sendo sentida em muitas cidades e de pessoas de baixa renda estão com dificuldades de pagar os valores cobrados.
Outra dificuldade relatada pelos consumidores é em acionar a companhia pelas ferramentas disponíveis (telefone, internet, etc). Esses foram pontos destacados da audiência pública, uma vez que as agências de atendimento presencial foram fechadas e o atendimento pelo telefone não é resolvido.
Os deputados e representantes da sociedade cobraram esclarecimentos sobre as medidas e ações que aCemig vem tomando para colaborar e evitar cortes, aumentos de tarifas e garantia às famílias de um acesso justo e satisfatório aos consumidores.
Cemig
A superintendente deReceita da Cemig, Silvia Cristiane Batista, diz que diante de qualquer discordância no preço cobrado, o consumidor tem todo direito em pedir a revisão a Cemig.
A diretora negou haver aumento no valor da tarifa, que “continua a mesma desde o ano passado” O hábito de consumo sazonaltambém pode exercer influência nos custos, onde são estipulados entre os meses mais quentes, o uso de equipamento de refrigeração impacta e aumenta o consumo.
Fatores de influência no valor final da conta foram apontados Batista como aumento da carga, novos equipamentos adquiridos pelo consumidor. “Temos a incidência de tributos estaduais e federais, além da contribuição de iluminação pública, repassadas às prefeituras. Cada município adota seu próprio regime dessa cobrança, em escala, por faixa de consumo. Se ultrapassa a faixa, pode implicar uma mudança no valor da cobrança”, ressalta.
Defesa do consumidor
Coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Rodrigo Barbosa, cobra mais transparência nas informações disponíveis nas contas e pontuou que a leitura remota dificulta a informação ao consumidor “que tem o hábito de ler apenas a data de vencimento e o valor a ser pago, o que vem a mais (na descrição), o consumidor não tem a menor ideia do que fazer com essas informações”.
Barbosa relata também o grande número de reclamações de consumidores sobre a falta de atendentes pelo telefone 116″a pessoa não conversa com o atendente, é apenas uma gravação, isso é mais grave no interior e em áreas rurais”.
De todos os clientes da Cemig com direito à tarifa social, que cobre 100% dos valores para quem consome até 220kw/h, apenas 9% ultrapassaram esses limites.”São cobrados apenas os valores refrentes à medição ultrapassada”, explicou a superintende , que informou que a empresa dispõe de regras de cobrança flexíveis, com diversas ferramentas “via SMS, carta, e-mail, clientes devem atualizar seus cadastros, o que permite a quem esqueceu de pagar ou priorizou outras contas pague antes da negativização.”afirma