No dia 12 de agosto, a partir das 18 horas, ocorreu o tradicional Encontro com Iemanjá, no santuário dedicado a ela na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Para fortalecer a participação no evento, será organizada uma carreata, envolvendo terreiros de Umbanda e público interessado. A carreata terá início no CRJ (Centro de Referência da Juventude) na Praça da Estação, no centro de BH, com concentração a partir das 14 horas.
Como uma prévia cultural do Encontro com Iemanjá, a Feira Odoyá será realizada no sábado, dia 5 de agosto, das 9h às 20 horas, no Mercado da Lagoinha. O evento oferecerá muita tradição, diversão, cultura e uma variedade de atrações culturais e musicais, com o objetivo de aproximar a comunidade local da cerimônia. A feira contará com barracas de artesanato, roupas, comidas e bebidas, além de brincadeiras para as crianças fornecidas pelo grupo Makamba Brincante. As apresentações musicais incluirão apresentações de Di Bantu, Bloco Orisamba, Pata de Leão e o cantor Tom Nascimento.
Festa de Iemanjá
A tradição que já foi eleita como patrimônio imaterial da cidade de Belo Horizonte toma ainda mais força este ano, chegando ao 70º encontro. Devido ao sincretismo religioso, a celebração de Iemanjá acontece no mês de agosto, pois no dia 15 é celebrada Assunção de todas as Nossas Senhoras e de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira.
Na festa de Iemanjá, no dia 12 de agosto, além da cerimônia religiosa e dos terreiros presentes, haverá barraquinhas com artesanatos, roupas, comidas típicas e bebidas.
“Precisamos dar visibilidade à nossa festa para reafirmarmos nosso direito de celebração de uma religião de matriz africana e combater os frequentes ataques físicos e verbais que as casas de Umbanda e Candomblé vem sofrendo. A intolerância religiosa não pode calar nossos tambores” afirma Pai Ricardo (Ricardo de Moura), presidente do centro de Umbanda Pai Jacob do Oriente e presidente do RUM (Reunião Umbandista Mineira) que conta com a participação de 30 terreiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que realizam a festa.
Serviço:
Feira Odoyá
Dia 05 de agosto
A partir de 9h
Mercado da Lagoinha – Av. Antônio Carlos, 821
Encontro com Iemanjá 2023
Dia 12 de agosto
A partir de 18h
Praça de Iemanjá, Av. Otacílio Negrão de Lima, n⁰ 300
O ponto de encontro da carreata é no Centro de Referência da Juventude (CRJ) na Praça da Estação a partir das 14h.
Descubra os detalhes da polêmica entre Hulk e Luiz Henrique. Entenda o contexto por trás…
Diniz comenta escalação do Cruzeiro para a grande final da Copa Sul-Americana. Técnico disse ter…
Ex-vereador do PT condenado por atos de improbidade administrativa e envolvimento em esquema de desvio…
Presidente Lula agradece por estar vivo após revelação de plano golpista e comenta sobre o…
Nesta última quarta-feira (20), um casal de médicos, de 36 e 37 anos, e o…
Saiba mais sobre as negociações do Cruzeiro com Gabigol do Flamengo. O gestor Pedro Lourenço…