Belo Horizonte é a cidade que tem mais ipês no Brasil e, por consequência, no mundo. A árvore, típica do país, colore a capital nesta época do ano.
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
Saiu agora: Ex-Globo Mariana Godoy ‘revela’ salário de Lair Rennó na Record em BH
De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dany Amaral, a variação nas condições climáticas interfere na floração dos ipês, mas, na capital, esse intervalo é curto. “A florada do Ipê ocorre em períodos do ano com baixas temperaturas e sem chuvas. Em BH, não observamos mudanças significavas no intervalo de floração dos ipês”, conta.
Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês estão espalhados pelas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha.
Um dia após uma operação da Policial Federal junto da Controladoria Geral da União deflagrarem…
Homem foi condenado a pagar R$ 11,5 mil em gastos de casamento não realizado e…
Cássio comentou sobre a má fase de Bento na Seleção e se pretende puxar o…
Com viagem de Álvaro Damião ao Peru, Juliano Lopes assume BH interinamente. Saiba como funciona…
A leishmaniose visceral canina é uma doença parasitária que vem se destacando em diversas regiões…
Autoconhecimento, TCC e respiração: Como a inteligência emocional transforma conflitos em produtividade no trabalho?