Belo Horizonte é a cidade que tem mais ipês no Brasil e, por consequência, no mundo. A árvore, típica do país, colore a capital nesta época do ano.
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
Saiu agora: Ex-Globo Mariana Godoy ‘revela’ salário de Lair Rennó na Record em BH
De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dany Amaral, a variação nas condições climáticas interfere na floração dos ipês, mas, na capital, esse intervalo é curto. “A florada do Ipê ocorre em períodos do ano com baixas temperaturas e sem chuvas. Em BH, não observamos mudanças significavas no intervalo de floração dos ipês”, conta.
Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês estão espalhados pelas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha.
Celebre os 40 anos de carreira de Zeca Pagodinho em Belo Horizonte. A turnê traz…
Críticas de Nikolas Ferreira ao indiciamento de Bolsonaro e supostas relações indevidas entre membros do…
Conheça os detalhes da investigação que envolve o padre José Eduardo de Oliveira e Silva…
Cariúcha comenta sobre a voz de Zezé Di Camargo e dispara críticas. Saiba mais sobre…
Descubra os detalhes da polêmica entre Hulk e Luiz Henrique. Entenda o contexto por trás…
Diniz comenta escalação do Cruzeiro para a grande final da Copa Sul-Americana. Técnico disse ter…