Categories: BH News

CDL fará força tarefa para garantir ampliação do metrô de BH

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou nesta terça-feira, 28 de setembro, ofício ao Ministério de Desenvolvimento Regional solicitando a formação de uma ampla força tarefa para viabilizar a ampliação do metrô de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, 27, tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal aprovaram recursos da ordem de R$ 2,8 bilhões para investimentos na obra. A CDL/BH enviou ofício a todos os deputados federais e senadores da bancada mineira solicitando apoio para a aprovação do projeto, que agora vai para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o metrô de BH, é vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte

De acordo com a proposta da CDL/BH, para tirar a obra do papel é necessário, acima de tudo, convergência política entre todos os envolvidos no processo. “Entendemos que é necessária a participação de todas as instâncias de poder diretamente interessadas no assunto. Câmara de Vereadores, Prefeitura de Belo Horizonte, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Bancada Mineira no Congresso e Governo Federal devem fazer uma discussão conjunta sobre como serão investidos os recursos aprovados”, sugere Marcelo de Souza e Silva, presidente da entidade.

Segundo ele, o assunto metrô é um trauma para os belo-horizontinos e a população da capital não pode passar por mais uma frustração. “Nos últimos 20 anos por diversas vezes foram anunciados recursos para a ampliação do metrô de Belo Horizonte. Mas na maioria dos casos em virtude de divergências políticas a obra nunca saiu do papel. Então, entendemos que o primeiro passo para tirar o recurso de Brasília e transformar em obra concreta é o consenso sobre como será feita essa ampliação”, alerta.

O projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado nesta segunda-feira prevê a reestruturação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão do Governo Federal que atualmente é o responsável pela gestão do metrô em BH. Para o presidente da CDL/BH, trata-se de um tema muito complexo e que precisa ser alinhavado o mais urgente possível. “Como será investido o dinheiro? Quem vai tocar o projeto? Teremos primeiro a ampliação da Linha 1 ou a ampliação da Linha 2? São questões que precisam de respostas para que a obra realmente saia do papel”, lembra Souza e Silva.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

Recent Posts

BH pode dar isenção de IPTU para quem tiver calçada acessível

Projeto de Lei propõe isenção de IPTU por um ano para imóveis com calçadas acessíveis…

20 minutos ago

Álvaro Damião terá de prestar contas 1 hora após assumir

O prefeito de BH, Álvaro Damião, apresenta prestação de contas de 2024 à Câmara Municipal…

46 minutos ago

Cinco grandes shows que acontecem em BH em abril

Abril em BH será agitado por shows imperdíveis, como Capital Inicial, Péricles, Paula Toller, Léo…

1 hora ago

Já imaginou um shopping vazio… faturando bilhões? Descubra o segredo do Yaowang X7 Park!

Prezados leitores, Na coluna de hoje, trago um case que exemplifica perfeitamente como a transformação…

19 horas ago

Gabigol desmente Pedrinho no Cruzeiro: “Conhecem mais que eu”

Gabigol comentou uma entrevista que Pedrinho deu sobre sua contratação para o Cruzeiro, mas disse…

1 dia ago

Record Minas é obrigada a recontratar chefão em BH

Record Minas foi obrigada a recontratar Marco Nascimento para voltar a ser o diretor de…

1 dia ago