A Globo Minas anunciou que vai levar ao ar um novo programa jornalístico a partir do próximo sábado, dia 1 de fevereiro, começando às 6h50 da manhã, com notícias locais de Belo Horizonte, mas a maior parte nacionais, geradas no Rio e em São Paulo.
O programa será apresentado por Marcelo Pereira, que hoje faz o quadro do tempo no Hora 1 e por Sabina Simonato, que apresenta outros produtos em diferentes telejornais do canal.
O Bom Dia Sábado vai entrar no horário que normalmente começa o É De Casa, que vai perder espaço na grade de programação.
As. notícias locais voltam a ganhar espaço às 11h45, na edição de sábado do MG1, que vai até às 13h, entregando para o Globo Esporte.
No Paraná e na Bahia as emissoras farão todo o programa loca: “Algumas emissoras afiliadas da Globo produzem um bloco inteiro ou até mesmo o programa inteiro com conteúdo local, aumentando o localismo e mantendo o objetivo do programa, com a seriedade e a credibilidade que já conquistaram o nosso público”.
Globo promove mudanças
Esta não será a única mudança na emissora no decorrer deste ano, visto que estudos da programação estão sendo feitos desde o ano passado, envolvendo estudos de mercado e com os telespectadores.
Tanto na programação local quanto nacional, a Globo tem uma prioridade, perder o mínimo possível de audiência nos canais abertos. Isso por que os streamings e YouTube têm tirado audiência do canal há anos.
Um telejornal aos sábados vinha sendo estudado como alternativa para agradar ao público.
Mais um telejornal local
A Globo Minas pode ganhar um outro telejornal local ainda neste ano. Enquanto as outras emissoras colocam programas do tipo durante a tarde, ela é a única que segue com novelas e filmes.
Diretores pesquisaram e avaliaram que um jornalístico local pode retirar audiência das concorrentes se for exibido durante a tarde.
Se a ideia for pra frente é possível que entre no ar entre 16h e 17h e dure cerca de 30 minutos, só com notícias locais.
Se for ao ar, o novo programa da Globo Minas contará com somente um apresentador no comando da atração.