A coxinha, um dos alimentos mais populares e consumidos no Brasil, foi eleito como uma das melhores comidas de rua do mundo, desbancando centenas de concorrentes dos cinco continentes.
No ranking elaborado pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas a elegeu como 30ª melhor comida de rua do mundo.
A nota atribuída a coxinha foi de 4,6 pontos, em uma escala que vaia até 5 e passou na frente de famosas comidas de rua da Itália e México.
Best street foods in the world: https://t.co/eNSgUN1w7G
…according to TasteAtlas audience ratings, current ranking. What's your favorite? pic.twitter.com/lj1A5a1QaI
— TasteAtlas (@TasteAtlas) February 17, 2023
Vale lembrar que o mesmo ranking foi responsável por eleger a picanha como a segunda melhor comida do mundo e na lista, o feijão tropeiro ficou na posição 50 daquela lista.
Sobre a coxinha, o site escreve: “Uma das comidas de rua favoritas do Brasil, a coxinha é um croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese que é habilmente moldado em uma coxa de frango, depois empanado e frito. A coxinha se originou em São Paulo no século 19 e, na década de 1950, se espalhou para o Rio de Janeiro e o Paraná, tornando-se um dos salgados mais populares em todo o país.
Diz a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa brasileira Isabel, que só gostava de coxa de frango. No entanto, segundo historiadores da alimentação, provavelmente foi inventado durante a industrialização paulista para ser comercializado como um substituto mais barato e durável aos tradicionais cortes de frango que eram vendidos na porta das fábricas locais como petiscos para os trabalhadores”.