A história da cachaça ajuda a contar a história do Brasil. A teoria mais aceita sobre a criação da bebida é que ela tenha nascido em Pernambuco ainda por volta de 1530, mas cresceu em grande escala quando o país era um grande produtor de açúcar e começou a trocar escravos com países da costa africana por cachaça. É a primeira bebida alcoólica da América.
A cachaça é a bebida mais antiga de todo o continente americano, que tem produtos como o run, a tequila, bourbon, pisco etc. Não fosse a desvalorização do que é nacional, poderia ser um orgulho nacional como a vodka é para a Rússia, o uísque para a Escócia e a tequila para o México.
A passos lentos o Brasil tenta mudar o cenário. Você já deve ter percebido que encontra vodkas e gins por R$ 25 no mercado, mas só encontra tequila à partir de R$ 100. É porque fizemos um acordo com o México para a valorização cruzada das bebidas. Por Lei, toda tequila vendida no Brasil precisa ser importada e mexicana, enquanto toda cachaça vendida lá precisa ter saído daqui.
No interior de Minas Gerais, em Patos de Minas, está uma das destilarias mais consumidas nos Estados Unidos e na Europa, a Maison Leblon. É aqui que também é produzida a Cuca Fresca, marca que o rapper americano Snoop Dogg se tornou sócio em 2015. “Amo manter boas vibrações e a Cuca Fresca faz isso”, disse ele na época.
A própria Cuca Fresca tem sido uma das marcas que tem ajudado a espalhar a cachaça pelos EUA. A minha dúvida é: será que vamos esperar ela ser reconhecida lá fora, primeiro que a gente?
Ex-vereador do PT condenado por atos de improbidade administrativa e envolvimento em esquema de desvio…
Presidente Lula agradece por estar vivo após revelação de plano golpista e comenta sobre o…
Nesta última quarta-feira (20), um casal de médicos, de 36 e 37 anos, e o…
Saiba mais sobre as negociações do Cruzeiro com Gabigol do Flamengo. O gestor Pedro Lourenço…
O Atlético enfrentou nesta quarta-feira (20), o líder Botafogo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.…
Descubra a polêmica foto da lápide de Silvio Santos e entenda o pequeno erro que…