Reprodução + animação
Com a eleição do presidente americano Donald Trump, diversos movimentos políticos brasileiros tentam politizar em cima da decisão, querendo que isto traga reflexos na capital mineira, Belo Horizonte e no estado.
Mas o que se viu nas eleições que aconteceram semanas antes, na cidade, que escolheu o prefeito Fuad Noman para continuar por mais quatro anos no comando do município, é que não há mais saco para conversas sobre Donald Trump, Jair Bolsonaro e Lula.
São assuntos muito distantes do brasileiro médio e trazem muito pouco reflexo na vida das pessoas.
Entre os eleitores da capital mineira, o sentimento de insatisfação com a polarização entre direita e esquerda se reflete tanto nas conversas do dia a dia quanto nas pesquisas de intenção de voto.
Observadores políticos apontam que a população da cidade busca uma alternativa que se distancie dos extremos, optando por uma administração focada em propostas pragmáticas e soluções reais para os desafios locais.
Fuad fugiu ao máximo da polarização entre direita e esquerda. Enquanto Duda Salabert e Rogério Correia sequer foram ao segundo turno, Bruno Engler, da direita, não conseguiu a vitória no segundo e ainda aumentou sua rejeição.
Em vez disso, os eleitores estão valorizando candidatos com perfis conciliadores, que priorizam o diálogo e que demonstrem estar mais comprometidos com o bem-estar da cidade do que com posicionamentos partidários radicais.
A falta de paciência com a polarização está sendo aproveitada por novos candidatos que se apresentam com agendas mais pragmáticas, voltadas para o desenvolvimento urbano, segurança, saúde, educação e meio ambiente.
Para muitos, a nova postura do eleitorado belo-horizontino mostra que a cidade está pronta para uma política mais madura e equilibrada. Se essa tendência se confirmar nas urnas, Belo Horizonte poderá se tornar exemplo de como o Brasil
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…