Reprodução - Redes sociais
A Represa da Pampulha, um dos mais importantes cartões-postais de Belo Horizonte, está sendo alvo de discussões e atualizações legislativas. A lei de 1968 que regulamenta os usos da represa está desatualizada, tanto em relação aos valores das multas aplicáveis quanto aos tipos de embarcações previstos. O vereador José Ferreira (PP) apresentou um projeto para modernizar essa norma, que recentemente recebeu um substitutivo considerado constitucional, legal e regimental pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) na reunião desta terça-feira (11/6).
Multas e Penalidades:
A lei de 1968 estipulava uma multa de cinco cruzeiros novos para quem praticasse desportos náuticos ou atividades recreativas sem autorização da Prefeitura. O projeto de lei 842/2024, junto com seu substitutivo, propõe atualizar essa multa para mil reais. Além da multa, o infrator terá seus barcos ou quaisquer outros equipamentos náuticos apreendidos. Em casos de natação e pesca, será aplicada uma notificação inicial, seguida de uma multa de mil reais e apreensão de equipamentos apenas em caso de reincidência.
Construções Irregulares:
A legislação antiga impõe uma multa de dez cruzeiros novos para quem construir ou tentar construir embarcadouros, trampolins, abrigos para barcos, aterros ou amuradas na orla da represa. O projeto de lei e seu substitutivo atualizam esse valor para dez mil reais. Além disso, o substitutivo altera a referência legal para demolição dessas construções, substituindo o revogado Decreto-Lei 84 de 1940 pela Lei 9.725 de 2009.
O substitutivo, de autoria do líder de governo Bruno Miranda (PDT), agora será analisado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. Após tramitar por quatro comissões no 2º turno, o projeto poderá ser deliberado no Plenário, onde precisará do quórum de 28 vereadores para ser aprovado.
Projeto de Lei propõe isenção de IPTU por um ano para imóveis com calçadas acessíveis…
O prefeito de BH, Álvaro Damião, apresenta prestação de contas de 2024 à Câmara Municipal…
Abril em BH será agitado por shows imperdíveis, como Capital Inicial, Péricles, Paula Toller, Léo…
Prezados leitores, Na coluna de hoje, trago um case que exemplifica perfeitamente como a transformação…
Gabigol comentou uma entrevista que Pedrinho deu sobre sua contratação para o Cruzeiro, mas disse…
Record Minas foi obrigada a recontratar Marco Nascimento para voltar a ser o diretor de…