Após Zema dizer que crianças tem “imunização natural”, BH não consegue vacinar

Dentre as 10 maiores capitais do país, Belo Horizonte é a única capital que segue com o uso de máscaras obrigatório em locais fechados. Segundo a prefeitura, a liberação está atrelada à porcentagem de crianças que tomaram a segunda dose, que anda atrasada e causando perdas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, quase 200 crianças e adolescentes já morreram de Covid no estado, o que contraria a fala do governador Romeu Zema (Novo), que disse em entrevista ao Estado de Minas que este grupo detém “imunização natural” e que, portanto, a vacina apenas “seria quase que um reforço”.

Em sua ânsia para agradar o presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema chegou a colocar a segurança da vacinação infantil em dúvida:

Leia também: Globo Minas corre risco em BH? Filial da Globo acaba de falir em São Paulo; veja aqui

”Se ficar provado que é algo que coloca a criança em risco, não vamos, de forma alguma, conduzir dessa maneira. Se necessário, o estado vai comprar as doses, sim. Estamos acompanhando, mas vamos fazer tudo com o maior critério e o maior cuidado. Não queremos colocar ninguém em risco.”

Parece que a fala do governador surtiu efeito. Hoje em Belo Horizonte menos de 35% das crianças tomaram a segunda dose e semana após semana o número não avança.

Vale lembrar que BH poderia ter sido um produtor de vacinas, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas o governo diferente, estado eficiente de Zema fez confusão com e-mais e não conseguiu marcar sequer reuniões com os laboratórios que cederiam a tecnologia para a Funed. Talvez porque o governador sequer sabe o que é Funed.

Saiu agora: Vindo jogar no Galo, Pavón está procurando mansão tipo de Hulk em BH; veja aqui os detalhes da casa

https://www.facebook.com/watch/?v=703181520064849

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.