Divulgação
A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, nesta terça-feira (25/2), o parecer favorável ao PL 25/2025, projeto que proíbe o uso de recursos públicos para financiar shows, artistas e eventos culturais que façam apologia a sexo explícito, drogas ou facções criminosas.
A proposta, de autoria do vereador Vile (PL), segue agora para análise de três comissões temáticas antes de ser votada em plenário. O texto é inspirado na chamada “Lei Anti-Oruam”, já em tramitação em São Paulo e outras cidades, e reacende debates sobre censura, segurança pública e o papel do poder municipal na regulação da cultura.
Rapper foi preso mais uma vez nesta quarta-feira, 26, depois de a polícia encontrar um foragido da justiça em sua mansão no Rio de Janeiro.
Oruma foi preso em flagrante por abrigar em casa Yuri Pereira Gonçalves, que era procurado por organização criminosa.
Na justificativa do projeto, Vile (PL) argumenta que eventos com apologia criminal “intensificam rivalidades entre facções” e colocam em risco a segurança de moradores e frequentadores. “Em um contexto de violência urbana crescente, não podemos usar dinheiro público para financiar atividades que estimulem o crime”, declarou.
O relator Uner Augusto reforçou que a proposta está alinhada à Lei Orgânica de BH, que prioriza o bem-estar social e a cultura como vetores de desenvolvimento humano.
Apesar da aprovação unânime na CLJ, o projeto enfrenta críticas. A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) alertou para possíveis conflitos legais. A emenda será discutida nas próximas etapas.
Movimentos culturais e artistas locais também temem que a lei restrinja a liberdade artística. “A subjetividade do que é ‘apologia’ pode abrir espaço para perseguições políticas”, critica o produtor cultural Marcos Ribeiro.
O PL 25/2025 é parte de uma onda de propostas semelhantes no Brasil, motivadas por casos como o do rapper Oruam, preso em SP por suposta ligação com o PCC. Em BH, a discussão ganha força após polêmicas envolvendo shows de funk e sertanejo universitário com letras que mencionam facções.
Projeto de Lei propõe isenção de IPTU por um ano para imóveis com calçadas acessíveis…
O prefeito de BH, Álvaro Damião, apresenta prestação de contas de 2024 à Câmara Municipal…
Abril em BH será agitado por shows imperdíveis, como Capital Inicial, Péricles, Paula Toller, Léo…
Prezados leitores, Na coluna de hoje, trago um case que exemplifica perfeitamente como a transformação…
Gabigol comentou uma entrevista que Pedrinho deu sobre sua contratação para o Cruzeiro, mas disse…
Record Minas foi obrigada a recontratar Marco Nascimento para voltar a ser o diretor de…