Mídia em MG

Liberdade supera BH FM, da Globo, e garante vice-liderança no rádio

A mais recente pesquisa Ibope na Grande Belo Horizonte, que traz a audiência de 35 emissoras de rádio na região metropolitana da capital, trouxe a consolidação da vice-liderança da Liberdade FM pelo segundo mês.

Em setembro a estação de rádio já tinha assumido o segundo lugar, passando a BH FM. Em outubro a emissora seguiu garantindo a posição.

Com o resultado, o top três fica com a Rádio Itatiaia em primeiro lugar, isolada, Liberdade FM, e BH FM.

No divulgado em outubro, inclusive, a Liberdade conseguiu uma distância um pouco melhor do que a de setembro, mostrando um crescimento.

O top 5 do rádio na Grande BH é composto pela Alvorada FM e em seguida pela Jovem Pan BH.

Destaques do rádio

A mais recente pesquisa do Ibope trouxe dados relevantes sobre o desempenho de três estações.

A Light FM, do empresário Emanuel Carneiro, foi a rádio que mais cresceu na Grande BH, com 18,72% de aumento em relação a setembro.

A Inconfidência FM foi a segunda que mais cresceu, com um aumento de 15,42% em relação a setembro. Quem também teve um desempenho relevante, por causa da sua mudança na programação, foi a 98FM, que passou a exibir mais músicas durante o dia.

Como a audiência do rádio é medida?

A metodologia mais comum para medir a audiência de rádios tradicionais (AM/FM) é a pesquisa de recall.

Reprodução

Nessa pesquisa, entrevistadores visitam domicílios em diversas regiões e fazem perguntas aos moradores sobre quais emissoras ouviram nos últimos dias ou meses.

A metodologia do Ibope

A metodologia mais comum para medir a audiência de rádios tradicionais (AM/FM) é a pesquisa de recall. Nessa pesquisa, entrevistadores visitam domicílios em diversas regiões e fazem perguntas aos moradores sobre quais emissoras ouviram nos últimos dias ou meses.

O processo geralmente envolve:

  • Seleção da amostra: É escolhida uma amostra representativa da população, considerando fatores como idade, sexo, classe social e localização geográfica.
  • Entrevistas: Os entrevistadores aplicam questionários, nos quais os participantes informam quais estações ouviram, em quais horários e em quais dispositivos (rádio, smartphone, etc.).
  • Análise dos dados: As informações coletadas são tabuladas e analisadas para gerar relatórios com dados sobre a audiência de cada emissora, os horários de maior audiência, o perfil do público ouvinte, entre outros.

Rádios online: Para rádios que transmitem pela internet, ferramentas como o Google Analytics podem ser utilizadas para acompanhar o número de ouvintes simultâneos, o tempo médio de escuta e a origem do tráfego.

Redação - Moon BH

Jornalistas especializados na cobertura diária da cultura, entretenimento e política que acontece em Belo Horizonte e no Brasil, trazendo informações precisas e objetivas.

Recent Posts

Jornalista da Globo é acusado de assédio e responderá a processo

Nesta quinta-feira (28), o caso de assédio envolvendo o jornalista Alexandre Kapiche, acabou ganhando novos…

5 dias ago

Datena deixa a Band após 20 anos e cadeirada em Marçal

José Luiz Datena anuncia saída da Band após 20 anos como estrela da emissora. Saiba…

5 dias ago

Nora de Angélica decide comer 20 ovos por dia e conta o motivo

Descubra a rotina alimentar de Duda Guerra, namorada do Benício Huck, e conheça os benefícios…

5 dias ago

Zema, PL e Aro x Fuad Noman: o campo da política em BH

Descubra como Marcelo Aro se tornou uma das maiores forças políticas de Minas Gerais. Saiba…

5 dias ago

Letícia Colin passa vergonha no especial de Roberto Carlos na Globo

Letícia Colin vive momento de nervosismo em especial de fim de ano de Roberto Carlos.…

5 dias ago

Botafogo planeja “humilhar” o Atlético na final; pode se dar mal

Botafogo enfrenta desafios históricos após vitória contra o Palmeiras. Saiba como o time carioca se…

5 dias ago