O nome de Neymar Jr. agitou os bastidores de Flamengo e Fluminense nesta semana, expondo duas realidades completamente opostas na relação dos rivais com o astro. Enquanto o próprio jogador revelou que esteve “perto” de um acerto para defender o Fluminense no último Mundial de Clubes, notícias indicam que o Rubro-Negro teria recusado a oportunidade de contratá-lo por duas vezes apenas em 2025.
A situação revela a dicotomia entre o sonho tricolor de contar com o craque e a pragmática avaliação de custo-benefício feita pela diretoria rubro-negra.
O sonho do Fluminense: Neymar revela ‘quase acerto’ para o Mundial
A bomba foi solta pelo próprio Neymar. Em entrevista recente ao Flow nesta terça-feira, 17, o atacante do Santos confessou que conversou com amigos do elenco tricolor, e que esteve muito perto de pedir sua liberação para ser inscrito pelo Fluminense na disputa do Mundial de Clubes da FIFA de 2025.
“Eu estou bem fisicamente. Fiquei tendo essas conversas com alguns times para jogar o Mundial. O Fluminense foi uma coisa que ficou bem perto de acontecer, mas preferi ficar para treinar um pouco mais. Eu estou 100% fisicamente, mas preciso estar melhor ainda para poder voltar muito bem”, disse Neymar.
A revelação foi o suficiente para deixar a torcida do Fluminense imaginando como seria ter o astro ao lado de seus ídolos no torneio.
A realidade do Flamengo: ‘Não vale a pena’
Se no lado tricolor a relação é de sonho, no lado rubro-negro, a abordagem é puramente empresarial. De acordo com informações de Jorge Nicola, o nome de Neymar foi oferecido ao Flamengo em duas ocasiões diferentes ao longo de 2025, mas em ambas as oportunidades, a diretoria recusou.
A avaliação interna do Flamengo teria sido de que, no momento, a contratação “não vale a pena”. A decisão, segundo a publicação, leva em conta três fatores principais.
Os motivos da recusa do Flamengo:
- Alto Custo: Os valores envolvendo salários, luvas e possíveis taxas de transferência ou empréstimo são considerados fora da realidade, mesmo para o patamar financeiro do Flamengo.
- Risco de Lesão: A grave lesão no joelho sofrida por Neymar em 2023 ainda gera incertezas. A diretoria rubro-negra avalia o investimento como de altíssimo risco físico.
- Confiança no Elenco: A cúpula do futebol do Flamengo acredita na força do elenco atual e prefere investir em peças que se encaixem em um planejamento mais seguro e de longo prazo.
Enquanto uma torcida sonha com o “quase”, a outra lida com a realidade de que, hoje, nem mesmo o nome de Neymar é suficiente para convencer seu clube a abrir os cofres.