Juliano Lopes já tem 23 votos para a presidência da Câmara de BH

Reprodução - Redes sociais

Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o grupo político conhecido como “Família Aro”, liderado pelo o secretário-chefe da Casa Civil do governo de Romeu Zema, Marcelo Aro, está se movimentando.

Ele reuniu dezenas de vereadores eleitos e reeleitos reforçando o apoio a Juliano Lopes (Podemos), que vai concorrer à presidência da casa.

Em um movimento estratégico realizado na segunda-feira (28), 23 vereadores gravaram vídeos manifestando seu apoio à candidatura de Lopes, o que garantiria votos suficientes para sua eleição.

Reprodução – Redes sociais

Com 41 vereadores, a presidência da CMBH é definida com 21 votos.

Estratégia Pós-Reeleição de Fuad Noman

Um dia após a reeleição de Fuad Noman (PSD) para a prefeitura de Belo Horizonte, Aro reuniu 15 vereadores eleitos e reeleitos e os oito já integrantes de sua base para um jantar de alinhamento.

Entre os presentes estavam vereadores de partidos que apoiaram a reeleição de Fuad, incluindo Wanderley Porto (PRD), Michelly Siqueira (PRD), e Rudson Paixão (Solidariedade).

Família Aro e Juliano Lopes

A “Família Aro” já havia lançado a candidatura de Juliano Lopes para a presidência da Câmara em 2022, mas, com menos apoio do seu concorrente Claudiney Dulim (Avante), a candidatura foi retirada em prol de um acordo que culminou na eleição de Gabriel Azevedo (MDB).

Desta vez, o grupo aposta no apoio consolidado de 23 vereadores para vencer a disputa.

Articulações e Próximos Passos

A ausência de Marcela Trópia (Novo) não deve impedir que ele dê seu apoio durante a disputa para o Professor Juliano Lopes.

O comprometimento de Bruno Miranda (PDT), líder do governo na Câmara, reforçam a posição estratégica do grupo em relação à presidência da Casa, que pode receber o apoio formal do próprio prefeito.

Caso a composição dos apoios seja mantida, Juliano Lopes estará em um passo da presidência da Câmara, prometendo uma gestão alinhada aos interesses de Marcelo Aro, seu grupo político e do prefeito.