Agora já sabemos quantos gays assumidos existem em BH

Pela primeira vez um estudo mostra quantos gays e bi existem em Belo Horizonte, auto-declarados, ou seja, assumidos.

O número foi mostrado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta.

Ao todo, 3,4% da população se declarou gay, bi ou lésbica. O número é quase o dobro da média nacional, que foi de 1,8%.

Mas curiosamente, a média quando se compara todo o estado de Minas Gerais é bem menor do que a de BH e também menor do que a média Brasil. Em MG foram 1,4% autodeclarados.

A população de Belo Horizonte é estimada pelo IBGE em cerca de 2,7 milhões de pessoas. Isto significa que são pelo menos 92.548 gays, lésbicas e bi na cidade.

Claro que o número não reflete a realidade. Isto porque a pesquisa só mediu os que se disseram LGBTQIA+. Ou seja, quem mentiu ou não respondeu não entrou.

A situação fica mais clara quando se percebe que o interior do estado tem menos pessoas assumidas do que na capital. Geralmente as capitais tendem a ser mais progressistas.

Curiosamente, BH também vem liderando outros rankings. Um estudo da UFMG mostrou que somos a cidade mais “maconheira” do país (veja aqui) e também a que mais abusou do consumo de álcool durante a pandemia.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.