Esportes

Atlético e Cruzeiro: clube é humilhado em tamanho de torcida

Em meio às rivalidades históricas do futebol brasileiro, um novo estudo revela que o Atlético-MG está à frente do Cruzeiro na preferência nacional. O levantamento, divulgado pelo portal InfoMoney e realizado pelas empresas TM20 Branding e Brazil Panels, ouviu 2 mil pessoas de todas as classes sociais e regiões do país entre 6 e 20 de fevereiro de 2024.

Com margem de erro de 2 pontos percentuais, os números mostram que 4% dos brasileiros torcem para o Galo (7º lugar), contra 2,7% da Raposa (10º).

A diferença, embora aparentemente pequena, acirra ainda mais o clássico mineiro, que já teve momentos de viradas dramáticas na história.

Em Belo Horizonte as torcidas são bem divididas entre os dois principais clubes, com ambos lotando estádios em jogos importantes, seja no Mineirão ou na Arena MRV, que deverá receber gramado sintético em breve.

Leia também: Hulk é processado em mais de R$ 50 mil e se defende na Justiça

Flamengo e Corinthians

Enquanto mineiros disputam posições, Flamengo e Corinthians seguem como os verdadeiros donos do coração do país. O rubro-negro carioca lidera com 24,8% das preferências, seguido pelo timão paulista (19,4%). Juntos, os dois clubes concentram 44,2% dos torcedores – quase metade do Brasil.

A hegemonia não surpreende: ambos têm histórico de títulos, investimento em marketing e uma base de fãs que transcende gerações.

Top 10 do ranking

O ranking completo traz outras surpresas. Palmeiras (8,1%) e São Paulo (7,7%) ocupam o 3º e 4º lugares, respectivamente, seguidos por Vasco (4,8%), Grêmio (4,4%) e Santos (3,1%). O Internacional aparece em 9º (2,9%), logo atrás do Cruzeiro.

Chama atenção a ausência de clubes nordestinos no top 10, com o Sport sendo o primeiro da região na 11ª posição.

Além do orgulho clubístico, o tamanho das torcidas influencia diretamente o mercado. Clubes com maior base de fãs atraem patrocínios mais lucrativos e negociam melhor direitos de transmissão. Para o Cruzeiro, que enfrenta reconstrução financeira, ampliar sua base é estratégico.

Redação Notícias

Notícias feitas direto da redação do Moon BH, com jornalistas formados e experientes na coberturas de Cidades, Entretenimento e o que acontece no Brasil e no Mundo.

Recent Posts

Pedrinho promete cerveja de graça: “Cinco carretas”

Dono do Supermercados BH e do Cruzeiro, Pedrinho diz que fechou acordo com a Ambev…

9 horas ago

Globo Minas decide colocar apresentadores na rua

Em busca de audiência e aproximação com o telespectador, Globo Minas decidiu colocar Sérgio Marques…

12 horas ago

Homem é operado ao enfiar cenoura gigante no corpo

Caso incomum nos EUA levou homem à cirurgia após introduzir cenoura no reto; anestesista usou…

15 horas ago

Projeto de Lei quer cartazes antiaborto nas UPAs de BH

Proposta aprovada pela Comissão de Mulheres da CMBH obriga serviços de saúde a exibirem advertências…

16 horas ago

CNN Brasil inspira e CNN americana copia programa

Programa da CNN Brasil faz sucesso e será exportado para a TV americana, com a…

16 horas ago

O STF e a caça aos opositores

O Brasil vive um dos momentos mais sombrios de sua história recente. O que aconteceu…

19 horas ago