HomeBH NotíciasBelo Horizonte é reconhecida como "Cidade Árvore do Mundo"

Belo Horizonte é reconhecida como “Cidade Árvore do Mundo”

Pelo segundo ano consecutivo, Belo Horizonte foi eleita como Tree City of The World (“Cidade Árvore do Mundo”, em tradução livre), um título concedido pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). O reconhecimento celebra o compromisso da capital mineira com a criação de uma cidade mais saudável e sustentável, por meio do plantio e da manutenção de árvores e áreas verdes.

A capital integra uma rede global de 210 cidades em 24 países, que se destacam por suas práticas de manejo e preservação de florestas urbanas. No Brasil, apenas 34 municípios atendem aos critérios do projeto, que incluem levantamentos detalhados sobre iniciativas de plantio e educação ambiental.

Leia também: BH é cidade com mais ipês no mundo: ranking revela 9 cores com mais árvores

O que faz de BH uma “Cidade Árvore”?

O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Gelson Leite, destacou a importância do título para a cidade:

“Este é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Tornar Belo Horizonte um lugar mais arborizado é cuidar da saúde ambiental da nossa cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e promovendo melhores indicadores de sustentabilidade. As árvores são importantíssimas para melhorar a qualidade do clima, um objetivo que hoje tem que ser perseguido com afinco, dadas as alterações provocadas pelo aquecimento global. Nossa meta é resgatar a concepção de cidade jardim para nossa cidade”.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Belo Horizonte tem ampliado significativamente o plantio de árvores. Em 2022, foram plantadas 24.520 mudas; em 2023, o número subiu para 24.830; e, em 2024, mais de 40 mil mudas foram plantadas em diversas regiões da capital. Para este ano, a meta é ainda mais ambiciosa: 50 mil mudas.

Ações de preservação e educação ambiental

Além do plantio, a gestão arbórea de Belo Horizonte é tratada em diversas frentes. Entre as iniciativas estão:

  • Gestão e manejo de árvores em parques e Cevaes (Centro de Vivências Agroecológicas);
  • Atividades coletivas de plantio e educação ambiental, com participação da comunidade;
  • Recuperação de áreas degradadas, como no Programa Montes Verdes, que prioriza o reflorestamento de locais afetados por queimadas ou ocupações irregulares.

Essas ações reforçam o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores, além de contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O reconhecimento como Tree City of The World não apenas coloca Belo Horizonte no mapa global das cidades sustentáveis, mas também reforça a importância de políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.
RELATED ARTICLES

Most Popular