O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 12, em uma sessão pra lá de tumultuada, em que parlamentares discutiram e promoveram um início de confusão.
A disputa, nos bastidores, envolvia três diferentes grupos. Um da chamada família Aro, vereadores com ligação com o deputado federal Marcelo Aro, um grupo com influência do prefeito Fuad Noman e o terceiro de Gabriel Azevedo.
Como nenhum dos grupos tinha força para vencer sozinho, Azevedo acabou se tornando o fiel da balança. Como o prefeito escolheu seguir a candidatura de Claudiney Dulim, Gabriel se aliou ao grupo de Aro e da atual presidente da Câmara, Nely Aquino.
A disputa ficou em 21 votos para Gabriel contra 20 para Claudiney. O maior derrotado do dia é sem dúvidas o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que enfrenta um pedido de impeachment recém aberto.
Mesa diretora
Esta será a composição da mesa diretora para o biênio 2023 e 2024:
1º vice-presidente, Juliano Lopes (Agir); 2º vice-presidente, Wesley (PP); Secretária Geral, Marcela Trópia (Novo); 1º secretária, Ciro Pereira (PTB); 2º secretaria, Flávia Borja (PP).