HomePolítica e PoderVereador Arruda quer campanha para previnir golpes em idosos em BH

Vereador Arruda quer campanha para previnir golpes em idosos em BH

A Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, nesta terça-feira (20/5), dois projetos de lei voltados à promoção da dignidade e da proteção de pessoas idosas na capital mineira.

Ambos de autoria do vereador Arruda (Republicanos), os PLs tramitam em 1º turno e seguem agora para análise de outras comissões temáticas antes de serem votados em Plenário.

Conscientização contra fraudes financeiras

O Projeto de Lei 170/2025 propõe a criação de uma campanha permanente de conscientização de idosos sobre fraudes financeiras.

A proposta inclui a distribuição de material informativo, ações de comunicação em mídias tradicionais e digitais, além de palestras e seminários, com o objetivo de alertar idosos e familiares sobre golpes comuns e formas de prevenção.

O parecer favorável foi assinado pelo vereador Pedro Roussef (PT), que destacou a relevância da proposta diante do crescimento de fraudes digitais contra a população idosa.

“O projeto promove o fortalecimento da cidadania e a proteção de direitos constitucionais para um grupo que demanda atenção prioritária”, afirmou o relator.

As ações da campanha poderão ser realizadas com apoio de entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, desde que atuem na defesa dos direitos da pessoa idosa.

Naiara Souza
Naiara Souza
Jornalista formada há quase dez anos pela Universidade Estácio de Sá, cobre o futebol há mais de cinco anos, focada em Cruzeiro, Atlético, Palmeiras e Flamengo, e também as notícias mais importantes sobre Belo Horizonte e Minas Gerais.