O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, compartilharam o que pensam sobre a Proposta de Emenda a Constituição PEC que pode instituir o fim da escala 6×1 no Brasil.
Segundo o atual modelo de trabalho, são 44 horas semanais, geralmente divididas entre 8 horas por dia de segunda a sexta e mais quatro horas aos sábados, deixando somente o domingo para que os trabalhadores curtam com suas famílias.
Pelo modelo proposto, que poderia se tornar o novo padrão no Brasil, a escala poderia ser diminuída para 5×2, por exemplo. Em que os trabalhadores teriam dois dias de descanso na semana.
Segundo Zema, a questão deveria ficar entre a livre negociação do patrão com o próprio funcionário, mesmo que tenham pesos diferentes na decisão:
“O Brasil é um dos países que mais regulamenta essa relação e, na minha opinião, isso deveria ficar a cargo da empresa e seu trabalhador. Se alguém for contratado para folgar duas vezes por semana, se isso foi pontuado entre as partes, ótimo. Se foi pactuado para folgar uma vez por semana e ambas as partes concordaram, ótimo”.
Já para o deputado federal mineiro, o projeto é eleitoreiro e uma forma de bater nos parlamentares de direita:
“O projeto é tão bom que não tem consenso nem entre a esquerda, nem todos os deputados do PT apoiaram. Querem criar uma narrativa, bater na direita e acham que eu vou ceder à pressão. Não vou. Vamos falar a verdade sobre o projeto. Começando pelo bizarro, o projeto é terrivelmente elaborado. Olha isso, é uma conta básica, 8 vezes 4 é 32 e não 36”.
O deputado vem sofrendo pressão em suas próprias redes sociais para assinar a favor da PEC, mas pelo que parece, não deve ceder.
Cleitinho Azevedo surpreende ao defender a diminuição da escala de trabalho 6x1. Saiba mais sobre…
Assista ao vídeo em que Matheus Simões, vice-governador de Minas Gerais, fala sobre a segurança…
Jaeci Carvalho analisa o ódio disseminado por algumas pessoas dentro do Atlético e suas consequências…
Globocop incidente! Helicóptero da Globo Minas atingido por pombo ao vivo durante reportagem de trânsito…
Assalto em rua de BH onde mora governador Romeu Zema. Uma mansão foi alvo de…
A Record Minas demitiu na tarde desta segunda-feira, 11, o diretor de jornalismo do canal…