HomeNotíciasSabatinas da Globo: veja qual teve maior audiência com Lula, Flávio, Zema,...

Sabatinas da Globo: veja qual teve maior audiência com Lula, Flávio, Zema, Renan e Cury

Publicado em

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou a maior audiência entre os candidatos à Presidência entrevistados pela TV Globo. O cenário nacional, porém, ganhou contornos mineiros com Romeu Zema (Novo). O ex-governador de Minas Gerais encerrou a série de sabatinas na segunda posição geral e, por apenas um décimo de diferença, conseguiu superar Flávio Bolsonaro (PL).

Os números consolidados divulgados pelo Eplay, baseados na medição oficial da Kantar Ibope para a Grande São Paulo, revelam uma disputa acirrada. Lula marcou 25,2 pontos de média. Zema anotou 24,2 pontos, enquanto Flávio Bolsonaro fechou sua participação com 24,1 pontos.

- Publicidade -

O ranking seguiu com Ronaldo Caiado (PSD) marcando 21,7 pontos, Renan Santos (Missão) registrando 19,8 e Augusto Cury (Avante) finalizando com 19,4 pontos. A média geral das seis entrevistas transmitidas em rede nacional ficou estabelecida em 22,4 pontos.

O desempenho do candidato mineiro chama atenção do mercado político, pois Zema aparece nas pesquisas eleitorais significativamente distante dos dois primeiros colocados. Na televisão, contudo, essa diferença praticamente desapareceu. Em 2026, um ponto de audiência equivale a cerca de 78,8 mil domicílios na Grande São Paulo.

Dessa forma, os 24,2 pontos de Zema correspondem a 1,91 milhão de domicílios sintonizados, contra 1,99 milhão de Lula. A diferença entre Zema e Flávio Bolsonaro foi microscópica: aproximadamente 7,9 mil domicílios separaram os dois candidatos de direita dentro de um universo televisivo gigantesco.

- Publicidade -

Viu isso? Por que a Globo vai tirar César Tralli e Renata Vasconcellos das sabatinas

O contraste de Augusto Cury e o peso dos horários

Augusto Cury presidente
Frame do vídeo “Você não está só
”, publicado no canal Augusto Cury
, via YouTube.

O resultado de Augusto Cury produz um fenômeno interessante de análise. O candidato apareceu nesta segunda-feira (31) como a grande novidade nas pesquisas eleitorais, saltando para 11% no levantamento BTG/Nexus e 7,8% na AtlasIntel. Apesar da expansão vertiginosa, sua sabatina registrou a menor audiência televisiva.

Isso não permite concluir que Cury desperte menos interesse do público, pois as entrevistas não ocorreram em condições idênticas. Zema foi entrevistado na segunda-feira, dia de alto consumo de TV. Caiado falou na terça, Renan na quarta e Lula na quinta. Flávio Bolsonaro entrou no ar na sexta, já sob impacto do início da propaganda eleitoral obrigatória, o que atrasou o início de sua entrevista. Cury fechou a série no sábado, dia em que tradicionalmente há menos pessoas diante da televisão.

- Publicidade -

Sabatina de Lula alcança audiência de novela

O maior pico da semana ocorreu na quinta-feira. Os 25,2 pontos de Lula fizeram o programa alcançar o mesmo índice da principal novela da emissora, colocando a sabatina entre as atrações mais consumidas do dia. Até aquele instante, o recorde absoluto pertencia justamente a Romeu Zema.

O panorama final revela um degrau claro no interesse do eleitorado. Lula, Zema e Flávio ficaram separados por no máximo 1,1 ponto, enquanto os demais não conseguiram romper a barreira dos 22 pontos. Embora as pesquisas mostrem uma disputa concentrada em Lula e Flávio, a televisão revelou uma fotografia bem diferente, com o nome de Minas Gerais dividindo os holofotes e dominando o horário nobre brasileiro.

- Publicidade -
Redação - Moon BH
Redação - Moon BHhttps://moonbh.com.br
Jornalistas especializados na cobertura diária da cultura, entretenimento e política que acontece em Belo Horizonte e no Brasil, trazendo informações precisas e objetivas.