Ismar Madeira volta ao Brasil após anos nos EUA como correspondente da Globo

Fotos: Globo

O bom filho a casa torna. Após mais de seis anos como a cara da TV Globo em Nova York, o jornalista mineiro Ismar Madeira está de malas prontas para voltar ao Brasil. A movimentação faz parte de uma ampla reestruturação no jornalismo da emissora, que o trará de volta ao noticiário nacional como repórter especial nos principais telejornais da casa.

A notícia, que agita os bastidores da mídia, tem um peso especial em Minas Gerais. Embora o retorno não seja para a Globo Minas, a simples volta de um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo mineiro à tela da Globo no Brasil é celebrada como um reencontro. Ele fará parte dos repórteres especiais de São Paulo.

A “Dança das Cadeiras” no Jornalismo da Globo

A volta de Ismar Madeira é uma peça-chave na maior “dança das cadeiras” da Globo nos últimos anos, que também incluiu a ida de César Tralli para o Jornal Nacional. O posto de Ismar em Nova York será ocupado pelo jovem Nilson Klava, que estava em Brasília.

A leitura nos bastidores é de que a emissora promove uma oxigenação em seus postos internacionais, mas sem abrir mão de um profissional experiente. Ao trazer Ismar de volta como repórter especial, a Globo aproveita sua bagagem de correspondente internacional para produzir reportagens de maior fôlego e profundidade no Brasil.

A Memória Afetiva de Minas: O Rosto da Globo em BH

Para o público mineiro, Ismar Madeira é sinônimo de notícia. Ele chegou à Globo Minas em 1995 e, por mais de duas décadas, se consolidou como um dos principais nomes da emissora no estado, apresentando o Bom Dia Minas e sendo a cara das reportagens locais no Jornal Hoje e no Jornal Nacional.

Sua ida para Nova York, em 2018, foi vista, até então, como o ápice de uma carreira construída em Belo Horizonte. Seu retorno ao noticiário brasileiro, portanto, reaquece essa forte conexão afetiva.

A Gestão de Talentos da Globo

A movimentação é um exemplo da sofisticada gestão de talentos da Globo. A emissora consegue, em uma única jogada, atingir três objetivos:

1) rejuvenesce seu posto em Nova York com um nome em ascensão (Klava);

2) não perde um ativo valioso como Ismar, repatriando-o para uma função de prestígio que aproveita sua experiência internacional; e

3) reengaja uma audiência regional massiva (Minas Gerais) ao trazer de volta à tela um rosto familiar e querido. É uma estratégia que oxigena o vídeo sem abrir mão da experiência, mostrando a força do seu corpo de jornalistas.