A última atualização do Ibope (Kantar Media) sobre audiência das emissoras de rádio de Belo Horizonte trouxe mais uma atualização no ranking das estações mais ouvidas da região metropolitana. A Liberdade FM passou a BHFM mais uma vez.
A Rádio Itatiaia segue na liderança isolada entre as estações mais ouvidas da região metropolitana, com cerca de 1,7 milhão de ouvintes únicos.
Depois de dois meses na terceira posição, a Liberdade FM conseguiu um crescimento de 15% em relação a pesquisa anterior e figurou na segunda posição em audiência. O terceiro colocado em “Ibope” fica com a BHFM. Em alcance, a BHFM é segunda colocada.
A quarta posição fica com a Alvorada FM e a quinta posição segue garantida com a Jovem Pan de Belo Horizonte.
Top 5 audiência rádios de BH
1 – Rádio Itatiaia
2 – Liberdade FM
3 – BHFM
4 – Alvorada
5 – Jovem Pan
Outras emissoras
A sexta posição é da rádio religiosa 107 FM, que segue à frente da Rádio 98, que ocupa a sétima posição na audiência, mas a sexta em alcance.
A oitava posição é garantida pela Antena 1. A nona posição segue com a nova emissora de Emanuel Carneiro, que vendeu a Itatiaia e transformou a Extra na Light FM. Esta é a segunda vez que a emissora fica na nona posição, o que mostra uma consolidação no Ibope.
O top 10 é fechado com a CDL FM, mas a posição está ameaçada pela rádio católica América FM, com uma diferença de menos de 1 mil ouvintes por minuto.
6 – 107 FM
7 – Rádio 98
8 – Antena 1
9 – Light FM
10 – CDL FM
Top 15 audiências do rádio em BH
11 – América FM
12 – Inconfidência
13 – Transamérica
14 – BandNews FM
15 – Rádio Mix
Audiência do rádio é diferente da TV. Enquanto para a televisão um ranking geral é o único que importa, no rádio não é necessariamente assim.
Isso por que uma emissora de notícias não é concorrente direta de uma focada em música. Por isso os rankings também podem ser considerados por categoria da rádio. Por exemplo: considerando as rádios com muita programação de notícias locais, o ranking ficaria assim:
Rádio Itatiaia, Rádio 98, BandNews FM.
Além disso, algumas emissoras e parte do mercado preferem considerar o alcance, que é diferente da audiência por minuto. O alcance mede quantas pessoas foram impactadas pela programação do canal naquele mês.
- Funcionária de lotérica rouba bilhete premiado da cliente
- Liberdade passa BHFM: as 10 rádios com mais Ibope em BH
- Rubens Menin abrirá novo canal de TV; saiba os detalhes
- Dona de bar em BH não aceita crítica e dá chope em troca de ataques
- Rádio Itatiaia passará por grande mudança em breve