O futuro de Neymar pode ser a Itália. Com seu contrato com o Santos se encerrando em 31 de dezembro de 2025, o craque voltará a ser um agente livre, e gigantes italianos como a Inter de Milão e o Napoli reavaliam a contratação. A informação, divulgada pelo jornalista Fabrizio Romano, indica que o principal objetivo do jogador é retornar a um campeonato de elite para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Santos pode ‘vender’ Neymar
No meio de 2025, o estafe de Neymar chegou a oferecer o jogador aos dois clubes, que recuaram. A preocupação com o histórico de lesões e o alto custo de uma transferência pesaram contra.
Agora, o cenário é outro: sem a necessidade de pagar uma taxa de transferência ao Santos, a operação se torna financeiramente mais atrativa, e o debate se concentra apenas em salários, luvas e, principalmente, na condição física do atleta.
A Vaga “Extra” que Ajuda o Negócio

Um obstáculo comum para jogadores brasileiros na Itália, a vaga de “extracomunitário”, foi flexibilizada. Desde 2024, os clubes da Serie A podem registrar dois jogadores de fora da União Europeia por temporada sem a necessidade de vender outro, o que abre uma porta importante para a chegada de Neymar.
Um Teste de Confiança
A bola está no campo de Neymar. Para que o interesse se transforme em proposta, ele precisará provar nesta reta final de Brasileirão que está recuperado fisicamente e que pode entregar uma sequência de jogos em alto nível.
Para Inter e Napoli, o negócio é uma aposta de alto risco e altíssimo retorno: se o brasileiro estiver saudável, eles garantem um dos jogadores mais talentosos do mundo a custo zero de transferência. Para Neymar, é a chance de ouro para se reconectar com o futebol de elite e carimbar seu passaporte para a última Copa do Mundo de sua carreira.