HomeEsportesGrêmioGrêmio abre o jogo sobre Canales e sonho de € 6 milhões...

Grêmio abre o jogo sobre Canales e sonho de € 6 milhões do Monterrey

O Grêmio agiu rápido para estancar a euforia e conter os rumores de mercado que ligavam o clube ao meia espanhol Sérgio Canales, do Monterrey (México). Após o nome do jogador circular em portais e redes sociais como um possível alvo para a camisa 10 tricolor em 2026, a diretoria se manifestou nos bastidores de forma contundente: não há negociação, não há sondagem e a informação é tratada como “sem fundamento”.

A negativa partiu de fontes ligadas ao departamento de futebol e visa esfriar qualquer expectativa da torcida. Canales, de 34 anos, é uma estrela do futebol mexicano e ex-jogador da seleção espanhola, o que naturalmente gerou barulho.

No entanto, o Grêmio optou por cortar o mal pela raiz, evitando que a especulação crescesse e se transformasse em pressão por uma contratação que, hoje, não está nos planos financeiros ou técnicos da Arena.

Por que o negócio é inviável ao Grêmio?

Além do valor de transferência (o Monterrey é um clube rico e não precisa vender), Canales possui um dos maiores salários das Américas. O clube mexicano investiu pesado para tê-lo como pilar do projeto e, com contrato vigente por mais um ano e meio, dificilmente aceitaria uma liberação facilitada.

A recusa rápida do Grêmio tem uma leitura estratégica: controle de narrativa. Em época de janela de transferências, deixar um rumor desse tamanho correr solto pode inflacionar o mercado e criar uma “obrigação fantasma” de contratar um jogador desse nível. Ao negar, o Tricolor ajusta a régua de expectativa da torcida para a realidade do clube.

Análise Moon BH: Pés no Chão

Negar rápido, nesse caso, é quase tão importante quanto contratar. O Grêmio acerta ao evitar que o nome de Canales vire uma “novela de verão”. O jogador é tecnicamente indiscutível, mas financeiramente proibitivo para os padrões brasileiros se envolver taxa de transferência.

O movimento da diretoria sugere que a busca por um camisa 10 para 2026 continua, mas o perfil será diferente: o Tricolor deve focar em oportunidades de mercado (jogadores em fim de contrato ou empréstimos viáveis), e não em tentar tirar estrelas de ligas ricas como a mexicana pagando multa rescisória. Canales seria incrível, mas o Grêmio escolheu não vender ilusão.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.