A passagem do atacante Francis Amuzu pelo Grêmio pode estar perto de um fim precoce e melancólico. Contratado com status de grande reforço no início do ano, o jogador belga estaria vivendo um “drama” de falta de adaptação a Porto Alegre e ao futebol brasileiro. Diante da situação, a diretoria tricolor já negocia a saída do atleta, que tem propostas de seu ex-clube, o Anderlecht, da Bélgica, e do Al-Riyadh, da Arábia Saudita.
O ‘drama’ da falta de adaptação
O principal problema de Amuzu, de 25 anos, não é técnico, mas sim pessoal. O jogador não conseguiu se adaptar à vida em Porto Alegre e ao estilo do futebol sul-americano. A dificuldade com a língua, os costumes e a distância da família teriam gerado um quadro de desmotivação, o que se refletiu em seu desempenho em campo, que foi muito abaixo do esperado.
Fontes ligadas ao atleta afirmam que ele mesmo teria pedido à diretoria do Grêmio para ser negociado e retornar à Europa.
As propostas na mesa do Grêmio
Cientes da situação, dois clubes já se movimentam para contratar Amuzu. O primeiro é o Anderlecht, da Bélgica, clube onde o atacante foi revelado e viveu sua melhor fase. O time belga aposta na forte ligação afetiva para repatriar o jogador.
Viu isso hoje? Grêmio reage e aumenta proposta por Roger Guedes após interesse do Cruzeiro

O segundo interessado é o Al-Riyadh, da Arábia Saudita. O clube do Oriente Médio aposta em seu poderio financeiro e já teria sinalizado com a proposta mais vantajosa para o Grêmio em termos de valores.
Comprado por 1,2 milhões de euros, hoje ele vale cerca de 4 milhões segundo dados do Transfermarkt, o que dariam R$ 25 milhões na nossa cotação atual.
Viu isso hoje? Grêmio entra no mercado e disputa Léo Duarte com o Inter por R$ 20 milhões
Qual o futuro do jogador?
A diretoria do Grêmio já aceitou que a saída do jogador é o melhor caminho e agora analisa qual proposta é a mais interessante. O clube busca recuperar o alto investimento feito em sua contratação no início do ano.
A preferência de Amuzu seria por um retorno ao Anderlecht, seu “clube do coração”. A decisão sobre o futuro de uma das contratações mais decepcionantes da temporada deve ser anunciada nos próximos dias.