Uma coisa ficou mais do que certa, quando os dois maiores times da temporada, Flamengo e Cruzeiro, se encontram e o resultado é um empate, isso ‘so confirma o quanto os dois estão igualmente fortes. Afinal, era o momento de testar, na prática, a superioridade de cada um. Com o Macaranã lotado, quem mais se beneficiou do zero a zero foi o Palmeiras, que vem comendo pelas beiradas e pode assumir a liderança.
Somando poucos pontos, agora basta ao Palmeiras vencer o próximo jogo e se iguala ao líder na tabela.
A Noite dos Goleiros: Rossi e Cássio como Protagonistas
O placar zerado tem dois responsáveis diretos: Agustín Rossi e Cássio. O goleiro do Flamengo foi o grande destaque da partida, com cinco defesas decisivas que salvaram o time em momentos cruciais, especialmente nos contra-ataques do Cruzeiro.
Do outro lado, Cássio fez menos intervenções, mas foi fundamental para garantir a segurança da defesa celeste, principalmente após a expulsão de William.
+ Palmeiras em guerra com Flamengo terá resultado imprevisível
Análise Tática: Domínio Estéril vs. Resiliência com Dez
O roteiro do jogo foi claro. O Flamengo teve a bola (mais de 60% de posse), empurrou o Cruzeiro para o seu campo, mas sofreu para transformar o volume em chances claras de gol. Foi um domínio estéril, com pouca criatividade para furar o bloco defensivo bem postado por Leonardo Jardim.
O Cruzeiro, por sua vez, executou seu plano com perfeição. Apostou em saídas rápidas com Matheus Pereira e Kaio Jorge, criando as melhores oportunidades da partida. Após a expulsão de William aos 38 do segundo tempo, o time mostrou uma resiliência impressionante para segurar o ponto precioso fora de casa.
+ Palmeiras torce para o Cruzeiro, diz Piquerez: “Empate ou vitória”
Flamengo e Cruzeiro na Tabela do Brasileirão
O empate no Maracanã é o resultado que o Palmeiras sonhava. A briga pelo topo da tabela agora está assim:
- Flamengo – 55 pontos
- Palmeiras – 52 pontos
- Cruzeiro – 51 pontos
- Botafogo – 43 pontos
- Mirassol – 43 pontos
- Bahia – 40 pontos
- São Paulo – 38 pontos
- Fluminense – 35 pontos
A distância que era de quatro pontos entre Fla e Palmeiras caiu para apenas três, com o Cruzeiro logo atrás. A corrida pelo título do Brasileirão está completamente aberta. Só que o Cruzeiro tem 26 partidas jogadas, Palmeiras tem 24 e Flamengo 25. Ou seja, o time de Abel Ferreira pode empatar.
A minha opinião
Acho que o Flamengo perdeu uma chance de ouro de abrir uma vantagem confortável na liderança, e o brilho de Rossi apenas mascara uma noite de pouca inspiração ofensiva.
O Cruzeiro sai do Rio com o que Cássio chamou de “quatro pontos” no confronto direto (vitória em BH e empate fora), um resultado que o mantém vivo na disputa. Mas a noite, sem dúvida, foi do Palmeiras, que, do sofá, viu seus dois maiores rivais se neutralizarem e a porta para o título se escancarar.