HomeEsportesFlamengoFlamengo: Juiz que expulsou Plata já foi afastado após erro em Atlético...

Flamengo: Juiz que expulsou Plata já foi afastado após erro em Atlético x Boca Juniors

O colombiano Andrés Rojas voltou ao centro de uma polêmica sul-americana após a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores. A controversa expulsão de Gonzalo Plata aos 82 minutos inflamou o estádio e gerou protestos, reabrindo o dossiê do árbitro — que já foi suspenso pela Conmebol por sua desastrosa atuação em Boca Juniors x Atlético-MG em 2021.

A Polêmica no Maracanã

A controvérsia da noite de sexta-feira (19) começou quando Rojas aplicou o segundo cartão amarelo em Plata após uma disputa de bola com Facundo Rodríguez.

O lance, interpretado por muitos como uma falta a favor do Flamengo, gerou vaias imediatas e queixas públicas de jogadores. Apesar da vitória, a torcida rubro-negra e a diretoria terminaram a partida com um forte sentimento de contestação ao apito, repercutido tanto na imprensa brasileira quanto na argentina.

O Passado que Condena: O Erro em Boca x Atlético-MG de 2021

O histórico de Andrés Rojas com clubes brasileiros é um gatilho para desconfiança, e o motivo principal tem data: 13 de julho de 2021.

Na partida de ida das oitavas de final da Libertadores daquele ano, na Bombonera, Rojas anulou um gol legítimo do Boca Juniors contra o Atlético-MG após uma longa e confusa checagem no VAR. A decisão foi baseada em um suposto e inexistente empurrão de Briasco em Nathan Silva.

A repercussão foi tão negativa que, no dia seguinte, a própria Conmebol agiu:

  • Classificou a decisão como “erro grave e manifesto”.
  • Suspendeu o árbitro Andrés Rojas e o responsável pelo VAR, Derlis López, por tempo indeterminado.
  • Divulgou os áudios da cabine do VAR, que revelaram a confusão e a má interpretação da jogada.

Desde então, o nome do árbitro colombiano se tornou sinônimo de polêmica em jogos decisivos.

Por que a Arbitragem Importa para a Volta do Flamengo?

Para um clube que mira a semifinal da Libertadores, o pior cenário é deixar a arbitragem se tornar protagonista. A atuação de Rojas no Maracanã, somada ao seu passado, cria uma narrativa de insegurança que aumenta a pressão sobre a Conmebol para a partida de volta, na Argentina.

A expulsão de Plata já afeta o planejamento do técnico Filipe Luís e adiciona uma camada de instabilidade ao confronto. Fora de campo, cabe à diretoria do Flamengo atuar nos bastidores, apresentando dossiês e utilizando os canais oficiais para garantir que a margem para erros interpretativos seja a menor possível no jogo que define a vaga. Dentro de campo, a resposta precisa ser esportiva: controlar o emocional, evitar lances ríspidos e, acima de tudo, construir um resultado que não dependa da decisão final do apito.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.