HomeEsportesBotafogoOs 10 Maiores Ídolos da História do Botafogo: Uma Galeria de Gênios...

Os 10 Maiores Ídolos da História do Botafogo: Uma Galeria de Gênios e Super-Heróis

A história do Botafogo de Futebol e Regatas se confunde com a própria história da Seleção Brasileira. O clube da Estrela Solitária foi a casa de alguns dos maiores gênios que o futebol já produziu, atletas cujos nomes são sinônimos do esporte. Listar os maiores ídolos do Glorioso é passear por uma verdadeira galeria de craques imortais.

1. Garrincha – A Alegria do Povo O anjo das pernas tortas. Mané Garrincha foi, possivelmente, o jogador mais amado da história do futebol brasileiro. Pelo Botafogo, ele foi um artista, um ponta-direita cujos dribles desconcertantes e imprevisíveis humilhavam os adversários e levavam o público ao delírio. Foi a grande estrela do clube em sua era mais vitoriosa.

2. Nilton Santos – A Enciclopédia do Futebol Um dos maiores defensores de todos os tempos. Nilton Santos revolucionou a posição de lateral-esquerdo, sendo um dos primeiros a apoiar o ataque com maestria. Jogou toda a sua carreira no Botafogo, demonstrando uma lealdade e uma categoria que lhe renderam o apelido de “A Enciclopédia” por saber tudo sobre a bola.

3. Jairzinho – O Furacão da Copa Herói do tricampeonato mundial em 1970, onde marcou gol em todos os jogos, Jairzinho foi um dos atacantes mais explosivos e poderosos que o mundo já viu. No Botafogo, formou ataques lendários e foi a grande referência do time após a era Garrincha, aterrorizando as defesas com sua velocidade e força.

4. Túlio Maravilha – O Artilheiro Folclórico O homem de quase mil gols. Túlio foi o grande herói do título Brasileiro de 1995, a maior conquista da história recente do clube. Com um faro de gol incomparável e um carisma único, Túlio Maravilha se tornou um ídolo folclórico, amado pela torcida por sua capacidade de decidir jogos.

5. Loco Abreu – El Loco Apaixonado O atacante uruguaio que conquistou a torcida com sua raça, seus gols de cabeça e, claro, sua loucura. Sebastián “El Loco” Abreu ficou eternizado pela cavadinha histórica na final do Carioca de 2010 contra o Flamengo, um lance de coragem que personificou seu espírito e o colocou no panteão de ídolos.

Foto: Lance

6. Didi – O Príncipe Etíope O inventor da “folha seca”. Didi foi o maestro do meio-campo do Botafogo e da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 58 e 62. Sua elegância, visão de jogo e a classe para bater na bola o transformaram em um dos maiores jogadores de sua geração e um ídolo eterno do Glorioso.

7. Gérson – O Canhotinha de Ouro O cérebro da Copa de 70. Gérson foi um dos meio-campistas mais inteligentes da história, com uma capacidade de passe e lançamento que beirava a perfeição. No Botafogo, foi o grande articulador do time no final dos anos 60, comandando a equipe com sua canhota genial.

8. Manga – O Goleiro de Mãos Gigantes Um dos maiores goleiros do futebol brasileiro, Manga foi a segurança da defesa botafoguense na era de ouro dos anos 60. Famoso por suas mãos enormes e por sua elasticidade, foi um paredão que garantiu muitos títulos para o clube.

9. Heleno de Freitas – O Craque Problema O primeiro grande ídolo do clube, ainda nos anos 40. Heleno era um atacante genial, de técnica refinada e temperamento explosivo. Um verdadeiro “bad boy” do seu tempo, que encantava nos gramados e vivia intensamente fora deles, se tornando uma figura lendária.

10. Quarentinha – O Artilheiro Silencioso O maior artilheiro da história do Botafogo, com 313 gols. Quarentinha era um centroavante letal, que não costumava comemorar seus gols, alegando que estava apenas fazendo seu trabalho. Formou um ataque avassalador ao lado de Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo.

Naiara Souza
Naiara Souza
Jornalista formada há quase dez anos pela Universidade Estácio de Sá, cobre o futebol há mais de cinco anos, focada em Cruzeiro, Atlético, Palmeiras e Flamengo, e também as notícias mais importantes sobre Belo Horizonte e Minas Gerais.