HomeEsportesCruzeiroGlobo já se incomodada com CazéTV e Samuca TV e prepara reação

Globo já se incomodada com CazéTV e Samuca TV e prepara reação

Em um dos movimentos mais agressivos e importantes da mídia esportiva nos últimos anos, a TV Globo se prepara para lançar um canal esportivo totalmente gratuito no YouTube. A estratégia, que já está em fase avançada de desenvolvimento, é uma resposta direta ao enorme sucesso e à audiência massiva da CazéTV, do streamer Casimiro Miguel.

A emissora carioca quer entrar de vez na “guerra do streaming” e brigar pelo público jovem e digital, que também tem preferido assistir aos jogos do Cruzeiro no Youtube pela Samuca TV.

O que será o novo canal da Globo?

De acordo com a apuração, o novo canal, que ainda não teve o nome divulgado, funcionará dentro do YouTube e terá uma programação própria, com foco em transmissões ao vivo.

A ideia é usar a força do Esporte da Globo para criar um “braço digital” com uma linguagem mais leve e interativa, similar à da CazéTV. O projeto prevê a transmissão de eventos esportivos cujos direitos a emissora já possui, além da criação de programas de debate e de entretenimento com nomes conhecidos do público.

Em Minas Gerais, também começa a incomodar o sucesso que as transmissões do Cruzeiro que o canal de Samuel Venâncio, o Samuca TV, vêm fazendo, que já superam as da Rádio Itatiaia em audiência virtual. No rádio a emissora segue líder absoluta.

A estratégia para competir com a CazéTV

A decisão da Globo de criar um canal no YouTube é um reconhecimento do poder do modelo de negócio criado por Casimiro Miguel em parceria com a LiveMode.

A CazéTV provou que é possível atingir audiências de dezenas de milhões de espectadores em transmissões gratuitas, com um formato mais descontraído e com forte apelo junto ao público jovem, modelo que a Globo agora busca replicar.

A emissora aposta em sua enorme estrutura, em seus profissionais renomados e, principalmente, em seu vasto portfólio de direitos de transmissão para atrair o público.

Audiência Samuca TV incomoda?

Será que a audiência do canal de Samuel Venâncio incomoda? Vamos fazer um comparativo com datas diferentes, analisando dados que se tornaram públicos.

No dia 9 de julho, a Samuca TV registrou pico de 99,7 mil pessoas ao vivo durante a transmissão de Cruzeiro e Defensa y Justicia pela Vitória CUP.

Em maio, a Record Minas, que detém os direitos dos jogos da Raposa nesta temporada, registrou 16,9 pontos no Ibope com Cruzeiro e Flamengo. Na Grande BH, cada ponto equivale a cerca de 21 mil domicílios e cerca de 54 mil telespectadores. O Samuca TV teria dado algo próximo dos 2 pontos de Ibope’. Ou seja, o canal já daria 12% da audiência de um jogo na TV aberta, o que é muito.

*Lembrando que estamos comparando partidas diferentes, sem transmissão na TV, apenas para ficar mais fácil entender o que significa cada resultado, na TV e na internet.

O futuro da transmissão esportiva

A entrada da Globo no YouTube para competir com a CazéTV e Samuca TV, promete revolucionar ainda mais o mercado. A “guerra” entre a maior produtora de conteúdo do país e o maior streamer do Brasil deve resultar em mais opções de alta qualidade e gratuitas para o consumidor.

A briga pela audiência digital será o grande campo de batalha da mídia esportiva nos próximos anos, e o público é quem mais tem a ganhar com essa disputa de gigantes. A expectativa é de que o novo canal da Globo seja lançado oficialmente no início de 2026.

Redação Notícias
Redação Notícias
Notícias feitas direto da redação do Moon BH, com jornalistas formados há mais de 10 anos na UFMG e PUC-MG, e experientes na coberturas de Cidades, Entretenimento e futebol de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, como Cruzeiro, Atlético, Palmeiras e Flamengo.