Em um dos movimentos mais agressivos e importantes da mídia esportiva nos últimos anos, a TV Globo se prepara para lançar um canal esportivo totalmente gratuito no YouTube. A estratégia, que já está em fase avançada de desenvolvimento, é uma resposta direta ao enorme sucesso e à audiência massiva da CazéTV, do streamer Casimiro Miguel.
A emissora carioca quer entrar de vez na “guerra do streaming” e brigar pelo público jovem e digital, que também tem preferido assistir aos jogos do Cruzeiro no Youtube pela Samuca TV.
O que será o novo canal da Globo?
De acordo com a apuração, o novo canal, que ainda não teve o nome divulgado, funcionará dentro do YouTube e terá uma programação própria, com foco em transmissões ao vivo.
A ideia é usar a força do Esporte da Globo para criar um “braço digital” com uma linguagem mais leve e interativa, similar à da CazéTV. O projeto prevê a transmissão de eventos esportivos cujos direitos a emissora já possui, além da criação de programas de debate e de entretenimento com nomes conhecidos do público.
Em Minas Gerais, também começa a incomodar o sucesso que as transmissões do Cruzeiro que o canal de Samuel Venâncio, o Samuca TV, vêm fazendo, que já superam as da Rádio Itatiaia em audiência virtual. No rádio a emissora segue líder absoluta.
A estratégia para competir com a CazéTV
A decisão da Globo de criar um canal no YouTube é um reconhecimento do poder do modelo de negócio criado por Casimiro Miguel em parceria com a LiveMode.
A CazéTV provou que é possível atingir audiências de dezenas de milhões de espectadores em transmissões gratuitas, com um formato mais descontraído e com forte apelo junto ao público jovem, modelo que a Globo agora busca replicar.
A emissora aposta em sua enorme estrutura, em seus profissionais renomados e, principalmente, em seu vasto portfólio de direitos de transmissão para atrair o público.
Audiência Samuca TV incomoda?
Será que a audiência do canal de Samuel Venâncio incomoda? Vamos fazer um comparativo com datas diferentes, analisando dados que se tornaram públicos.
No dia 9 de julho, a Samuca TV registrou pico de 99,7 mil pessoas ao vivo durante a transmissão de Cruzeiro e Defensa y Justicia pela Vitória CUP.

Em maio, a Record Minas, que detém os direitos dos jogos da Raposa nesta temporada, registrou 16,9 pontos no Ibope com Cruzeiro e Flamengo. Na Grande BH, cada ponto equivale a cerca de 21 mil domicílios e cerca de 54 mil telespectadores. O Samuca TV teria dado algo próximo dos 2 pontos de Ibope’. Ou seja, o canal já daria 12% da audiência de um jogo na TV aberta, o que é muito.
*Lembrando que estamos comparando partidas diferentes, sem transmissão na TV, apenas para ficar mais fácil entender o que significa cada resultado, na TV e na internet.
O futuro da transmissão esportiva
A entrada da Globo no YouTube para competir com a CazéTV e Samuca TV, promete revolucionar ainda mais o mercado. A “guerra” entre a maior produtora de conteúdo do país e o maior streamer do Brasil deve resultar em mais opções de alta qualidade e gratuitas para o consumidor.
A briga pela audiência digital será o grande campo de batalha da mídia esportiva nos próximos anos, e o público é quem mais tem a ganhar com essa disputa de gigantes. A expectativa é de que o novo canal da Globo seja lançado oficialmente no início de 2026.