HomeEsportesAtléticoAtlético: Alonso e Alan Franco fora do clássico; entenda os 3 motivos

Atlético: Alonso e Alan Franco fora do clássico; entenda os 3 motivos

O Atlético terá dois desfalques de peso para o clássico desta quarta-feira (15). O clube oficializou às federações do Paraguai e do Equador um pedido de liberação antecipada do zagueiro Júnior Alonso e do volante Alan Franco, respectivamente, mas a solicitação foi negada. Com isso, a dupla está fora da partida.

Por que a Liberação foi Negada ao Atlético? Os 3 Motivos

A ausência dos jogadores se baseia em uma combinação de fatores de regra, agenda e logística que tornam o retorno inviável.

A Regra da Data Fifa: A janela oficial de seleções vai até o dia 14 de outubro. Pela regra da FIFA, as federações têm o direito de manter os atletas convocados até o fim deste período, e uma liberação antecipada depende exclusivamente da boa vontade de cada uma.

A Agenda de Jogos: Tanto Alonso quanto Franco estarão em campo no último dia da Data Fifa. O Paraguai de Alonso enfrenta a Coreia do Sul em Seul, enquanto o Equador de Alan Franco joga contra o México, em território mexicano.

(foto: Montagem com imagens de Luis Acosta/AFP e Marcos Pin/AFP)

A Logística Impossível: Mesmo que fossem liberados imediatamente após seus jogos, a logística de viagem torna a participação no clássico impossível. A viagem de Alonso, de Seul a Belo Horizonte, levaria mais de 24 horas. Já Franco, que joga na noite de terça-feira no México, só chegaria a BH no dia do jogo, sem tempo para descanso ou treino.

Os Outros Desfalques do Galo

Além da dupla de “gringos”, o técnico Sampaoli terá outros problemas para montar a equipe. Estão fora por lesão o zagueiro Lyanco e o goleiro Iván Román, além do meia Igor Gomes, que cumpre suspensão.

Análise: O Impacto no Time de Sampaoli

Com tantos desfalques, o Galo entrará em campo com uma equipe bastante modificada. Na zaga, a tendência é que Ruan Tressoldi assuma a titularidade. No meio-campo, sem Alan Franco, o volante Fausto Vera ganha ainda mais responsabilidade na marcação, o que pode exigir uma recomposição mais forte dos meias para garantir o equilíbrio defensivo da equipe no clássico.

Esportes Redação
Esportes Redação
Jornalista esportivos que trabalham há mais de 15 anos na cobertura diária dos principais clubes brasileiros, com foco em Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Botafogo.