Emissora de Rubens Menin, CNN terá concorrente criada por ex-sócio dele

O mercado de TV por assinatura no Brasil está prestes a receber um novo player de peso. Com estreia prevista para o segundo semestre de 2024, a MSNBC chegará ao país pelas mãos do renomado jornalista Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil junto de Rubens Menin.

De acordo com informações exclusivas divulgadas pelo site NaTelinha, as primeiras contratações para o canal terão início já em março, movimentando o segmento de canais noticiosos.

Nomes importantes da GloboNews, Record News, Jovem Pan News, CNN Brasil e Band News estão atentos à essa movimentação.

No entanto, a grande incógnita que surge é em relação à linha editorial que será adotada pela MSNBC Brasil.

Nos Estados Unidos, a emissora é conhecida por ser representante da esquerda e estar ligada ao partido Democrata, do presidente Joe Biden. Em contraponto, a Fox News possui um viés de direita e é afável ao partido Republicano, do ex-presidente Donald Trump.

Em termos de audiência nos EUA, a MSNBC ocupa atualmente o segundo lugar no nicho, ficando atrás apenas da Fox News, mas superando a CNN.

Apesar de superar a CNN com facilidade, a MSNBC ainda é pouco conhecida mundialmente e possui menos prestígio que sua concorrente Warner Bros. Discovery.

A marca foi criada em 1996 como resultado de uma parceria entre a Comcast, empresa dona de canais como NBC, E!, Telemundo e Syfy, e a Microsoft, do empresário Bill Gates. Em 2012, a rede americana adquiriu os 50% da participação da Microsoft na MSNBC Digital Network em uma transação avaliada em cerca de 300 milhões de dólares, segundo o New York Times.

A MSNBC Brasil terá uma proposta que mistura jornalismo e entretenimento. A sede do canal ficará na valorizada região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, em São Paulo (SP), próximo à sede da Globo SP.