Multinacional fará fábrica R$ 100 milhões em cidade de MG

Divulgação - governo de Minas

Uma comitiva do Governo de Minas Gerais, liderada pelo vice-governador Mateus Simões, está nos Estados Unidos em busca de parcerias e investimentos.

E a missão já trouxe seu primeiro resultado concreto: a empresa multinacional Harsco Environmental anunciou, nesta segunda-feira (12/5), um investimento de R$ 100 milhões para a implantação de uma planta da SteelPhalt no estado.

A fábrica será instalada no Vale do Aço, com início das obras previsto para julho de 2026 e operações a partir de dezembro de 2027.

A unidade vai produzir 100 mil toneladas por ano de um tipo de asfalto sustentável, que utiliza 95% de agregados reciclados, reduzindo em cerca de 40% a emissão de carbono em comparação aos materiais convencionais.

Compromisso com a economia verde

Segundo Mateus Simões, o acordo faz parte da estratégia do governo mineiro de promover a economia circular e cumprir as metas de descarbonização assumidas no Race to Zero, movimento global de combate às mudanças climáticas.

“Este acordo assinado hoje para produção do asfalto verde em nosso estado a partir dos resíduos da siderurgia é mais um passo em direção a uma Minas cada vez mais verde”, destacou o vice-governador.

A planta da SteelPhalt deve gerar 20 empregos diretos e reforça o posicionamento de Minas Gerais como referência em economia verde e em soluções sustentáveis no setor industrial.