Divulgação/PBH
Nesta quarta-feira (12/2), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove uma formação especial para 150 Guardas Civis Municipais que estarão atuando durante o Carnaval 2025. O treinamento, realizado na sede da PBH, tem como objetivo preparar os agentes para atuar de forma eficaz em casos de violação de direitos durante a folia.
O curso é ministrado pela Subsecretaria de Direitos Humanos da PBH e aborda temas como racismo recreativo, LGBTfobia, capacitismo, etarismo, reconhecimento do nome social e proteção a crianças e adolescentes. Além disso, será apresentado o Protocolo Quebre o Silêncio, que visa prevenir e enfrentar a violência, especialmente sexual, contra mulheres em locais de lazer.
A subsecretária de Direitos Humanos da PBH, Luana Magalhães, destacou a importância da capacitação:
“Realizamos capacitações continuadas para todos os servidores, mas neste período este reforço específico para a Guarda Municipal é importante. São eles os agentes de segurança que estarão mais próximos dos foliões, por isso devem estar preparados para atender, ainda na rua, no meio da folia, casos de violações de direitos. Queremos entregar para a cidade e para os turistas a sensação de segurança e de que todos são bem-vindos e protegidos no Carnaval”, diz
O comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio César de Freitas, reforçou a importância do treinamento:
“Mais do que sensibilizar os agentes para o atendimento mais humanizado de ocorrências de racismo, homofobia e demais crimes motivados pela intolerância e preconceito, as capacitações em Direitos Humanos são fundamentais por terem como foco, sobretudo, a importância de prestar o melhor acolhimento às vítimas. Isso acaba por motivar o cidadão a fazer o registro da denúncia, evitando a impunidade, seja durante o Carnaval ou em qualquer outro período do ano”, completou.
Uma das novidades deste ano é a aplicação do Protocolo Quebre o Silêncio diretamente nos blocos de rua. A iniciativa, que já é utilizada em bares, restaurantes e casas noturnas, visa prevenir e mitigar violações de direitos nos espaços de lazer. Durante o Carnaval, equipes estarão presentes nos blocos para levar informações e proteção diretamente aos foliões.
O treinamento abordará diversos temas, incluindo:
A ideia é que os guardas municipais estejam preparados para identificar e agir rapidamente em situações de violação de direitos, garantindo um Carnaval seguro e inclusivo para todos.
A capacitação dos Guardas Municipais é parte de uma estratégia maior da PBH para garantir um Carnaval seguro e acolhedor. Com agentes treinados para atuar de forma humanizada e eficiente, a expectativa é que casos de violência e discriminação sejam reduzidos, e que as vítimas recebam o suporte necessário.
Belo Horizonte registrou queda na inadimplência em 2024, impulsionada pela melhora no mercado de trabalho…
O jornalista Eduardo Costa foi contratado pela TV Alterosa, afiliada do SBT, e já começa…
Nikolas Ferreira entra em quebra pau com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes,…
Band Minas decidiu cortar custos e demitiu uma das apresentadoras mais amadas da TV local.…
Fernanda Gentil contou que recebeu uma visita inesperada da polícia e que atendeu a porta…
Juiz ameaça suspender o Whatsapp em todo o Brasil após rede social não aceitar cumprir…