A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, já aplicou mais de 24 mil doses de vacinas em crianças de 6 meses a 5 anos e trabalhadores das escolas municipais da capital.
A expectativa é que as aplicações sejam ampliadas para estudantes de outras idades, contemplando o ensino fundamental.
O objetivo da ação é atualizar o cartão de vacinas, aumentar a cobertura vacinal e ampliar o acesso da população aos imunizantes.
As crianças que fazem parte da faixa etária contemplada, no momento, podem receber doses contra poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre amarela, meningite, covid-19 e gripe. Já para os trabalhadores das unidades, que fazem parte do público adulto, estão disponíveis vacinas contra a gripe, meningite e covid-19.
É importante reforçar que mais de uma dose de vacina pode ser aplicada em uma mesma pessoa.
Para as aplicações no público infantil é indispensável a apresentação da autorização devidamente preenchida e assinada pelos pais, mães ou responsáveis legais. No termo é necessário, ainda, informar se a criança possui contraindicação para algum imunizante e se está fazendo o uso de medicamentos. O documento, disponível na rede municipal de ensino, está sendo distribuído pelas equipes das escolas.
No momento da aplicação é imprescindível que todos, crianças e trabalhadores, estejam com o cartão de vacinas em mãos. Essa orientação é para que as equipes de saúde possam verificar se há alguma dose em atraso.
Além dessa ação, as doses de vacinas seguem sendo aplicadas em todos os centros de saúde da cidade. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal da Prefeitura.