Uma das atrizes mais conhecidas do Brasil, Cláudia Raia entrou em uma grande polêmica no Twitter nesta quinta-feira, 19, por causa de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU).
É que ela acaba de ter um projeto de R$ 5 milhões aprovado pela Lei Rouanet para montar uma peça de teatro, chamada de “Claudia Raia — Os Musicais”.
A principal crítica diz respeito exatamente sobre a fama da atriz. Como é um grande nome, os internautas acreditam que ela tem capacidade mais do que suficiente para conseguir patrocínios para seus projetos sem precisar de Lei de incentivo.
Mas outro ponto criticado é a contrapartida social do projeto, o que é obrigatório. Cláudia se propôs a dar um curso de 40 horas para alunos de escolas e faculdades públicas para até 1 mil estudantes.
Como funciona a Lei Rouanet: artistas podem inscrever seus projetos que, se aprovados, recebem autorização para captar recursos com empresas privadas. Estas empresas dão o patrocínio para fomentar a cultura e podem descontar o valor em impostos.
Só que a Lei é pensada para ajudar pequenos artistas, que não receberiam patrocínio de grandes empresas. A crítica social é que quando nomes como Cláudia Raia conseguem o patrocínio, pequenos grupos deixam de receber.