Segundo Carta Capital, está selado o acordo que marcará o apoio de Lula a Kalil na campanha do governo de Minas em troca de palanque para a disputa nacional.
É a maior chance que o prefeito de Belo Horizonte tem de virar o jogo contra Romeu Zema, que lidera as pesquisas de votos.
Leia também: Vereador de BH Nikolas Ferreira: “Folha de São Paulo inventou que sou viado”
Como mostrou um levantamento do Moon BH, o PT tem se saído muito mal nas campanhas que disputa na Grande BH, enquanto leva a melhor nas disputas pelo interior do estado. No cenário atual, Zema tem mais votos exatamente no interior, enquanto Kalil vai muito à frente na RMBH. sua aprovação atingiu 74%.
Dilma x Aécio em 2014
Na reeleição de Dilma, ela levou a pior em BH. Perdeu de 35,73% a 64,27%. Já no levantamento considerando todo o estado, o resultado mudou. Dilma ganhou de 52,41% contra 47,59%.
Haddad x Bolsonaro em 2018
Há quatro anos o mesmo cenário foi ainda mais crítico. O PT perdeu em BH de 34,41% a 65,59%. Também perdeu em MG como um todo, mas por diferença de quase 8 pontos a menos. O resultado ficou em 58,19% para o candidato do PSL e 41,81% para o do PT.
Como Kalil deve ganhar com boa vantagem na capital, uma vez que foi eleito ainda em primeiro turno, o apoio de Lula no interior deve ser crucial.
Já Zema precisa ainda mais desesperadamente de Bolsonaro, que pode lhe ajudar em BH. O candidato do presidente, Bruno Engler, ainda que com uma campanha mambembe e sem muitas propostas, chegou ao segundo lugar.