O prefeito em exercício, Álvaro Damião, se reuniu no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para tratar das fortes chuvas que caem na capital nos últimos dias.
Membros do Grupo Gestor de Risco, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDEC) estiveram presentes para debater e analisar a situação da cidade.
Álvaro Damião pediu à população que preste atenção nos comunicados que são enviados para as pessoas pelo Whatsapp e por mensagens, via Defesa Civil:
“Eu peço à população de Belo Horizonte que fique atenta aos canais de comunicação, principalmente às redes sociais, aos canais de WhatsApp, às mensagens que são enviadas pela Defesa Civil para que todos nós possamos nos proteger”.
Ele também relembrou o fato de que é preciso cuidar da limpeza urbana, visto que sujeira nos bueiros acabam entupindo e gerando alagamentos nas ruas da cidade:
“E pedimos também a colaboração das pessoas, do povo belo-horizontino quanto à limpeza da cidade. Nós estamos dobrando praticamente o trabalho que é feito com a limpeza da cidade. Nós pedimos a colaboração do povo de Belo Horizonte para evitarmos ou pelo menos minimizarmos o impacto das chuvas na nossa capital”.
Álvaro Damião visita ao COP-BH
Durante sua visita ao Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), o prefeito de exercício, Álvaro Damião, explorou de perto a estrutura do complexo, com destaque para a Sala de Controle Integrado.
Nesse espaço estratégico, representantes de 20 instituições, tanto públicas quanto privadas, monitoram em tempo real as dinâmicas da cidade por meio de um extenso sistema de mais de 4,5 mil câmeras.
Essas ferramentas tecnológicas desempenham um papel essencial na troca de informações que ajudam a garantir a segurança e a mobilidade urbana na capital.
As imagens captadas são utilizadas para supervisão de áreas públicas, combatendo a desordem urbana, fortalecendo a fiscalização de normas municipais e identificando regiões que refletem intervenções imediatas.