Vacinas vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em BH; veja em quais postos de saúde

Centenas de doses da vacina Astrazeneca vencidas foram aplicadas em Belo Horizonte e em todo o país, mostrou denúncia exclusiva da Folha, nesta sexta-feira, 2.

Segundo o levantamento do jornal, ao todo foram cerca de 26 mil doses aplicadas fora de data de validade, atingindo 1.532 municípios.

Em Belo Horizonte, 30 postos de saúde aplicaram as vacinas inutilizadas.

O Centro de Saúde Cabana foi o que mais aplicou vacinas vencidas. Um total de 73 doses. Em seguida, está o Centro de Excelência de Saúde, com 48 doses. Todos os outros 28 postos aplicaram 5 ou menos doses.

Veja a relação completa, apurada pela Folha:

Ainda segundo a Folha, estes são os lotes das doses vencidas. Se você ou algum familiar tomou AstraZeneca, deve conferir o lote e procurar o Centro de saúde para se informar:

Número do lote e vencimento

4120Z001 vencimento em 29.mar

4120Z004 vencimento em 13.abr

4120Z005 vencimento em 14.abr

CTMAV501 vencimento em 30.abr

CTMAV505 vencimento em 31.mai

CTMAV506 vencimento em 31.mai

CTMAV520 vencimento em 31.mai

4120Z025 vencimento em 4.jun

Em nota oficial enviada ao Moon BH, a PBH negou a aplicação de doses vencidas:

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que faz um rigoroso acompanhamento dos processos de vacinação diariamente. Não há, até o momento, aplicação de imunizantes vencidos na capital.

O que ocorreu foi o registro da data de aplicação de forma incorreta no sistema do PNI. A Secretaria Municipal de Saúde informa que já contactou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão, verificou os cartões de vacina, e não há nenhuma inconformidade.

É importante ressaltar que em março essas mesmas informações foram divulgadas e a Prefeitura já havia esclarecido todas as questões.

As equipes de vacinação são todas treinadas e está sendo feito o aperfeiçoamento do processo de lançamento das informações para evitar novos registros de aplicação em data incorreta. Trata-se de um procedimento em que as datas são digitadas individualmente pelos profissionais, uma a uma.”

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.