O jornalismo segue em ataque no Brasil. Em 2021 o país caiu mais posições no ranking internacional de liberdade de imprensa e hoje ocupa a posição 111.

Ataques, prisões e demissões de jornalistas se tornam mais frequentes toda vez que algum interesse político é afetado. Mas nos quadrinhos, filmes e séries, jornalistas são verdadeiros heróis. Mas, então, porque muita gente se assusta ao notar quantos super-heróis trabalham na área?

Com a estreia de ‘Homem-Aranha, sem volta pra casa’, que já se tornou a maior estreia da história do cinema brasileiro, separamos uma lista com heróis que são jornalistas e talvez você nem se lembre.

Advertisement

Peter Parker, o Homem-Aranha

Primeiro a interpretar o herói nos cinemas, Tobey Maguire retrata o início da vida adulta de Peter, que passa a trabalhar como repórter fotográfico tirando fotos de si mesmo, como o Aranha, para o Clarim Diário.

Clark Kent, o Superman

Advertisement

Clark sai de Smallville e se muda para Metrópolis, onde passa a trabalhar no Planeta Diário como jornalista. Lá ele conhece o amor de sua vida, a também repórter Lois Lane.

Billy Batson, Shazam

O jovem super-herói é o mais novo locutor de rádio e correspondente da emissora Whiz Rádio. Um tanto desconhecido, o personagem viveu uma guerra da própria DC, já que antes de comprar os direitos do herói a empresa o acusava de ser uma cópia do Superman.

Advertisement

Tintim

Talvez o jovem formado em jornalismo se identifique com o personagem, já que talvez ele tenha dificuldade em encontrar emprego. Apesar de ser um repórter que viaja o mundo com seu cão Milu, curiosamente nunca se viu uma reportagem sequer escrita por Tintim. Risos, risos, risos.

April O’Neil

Advertisement

A repórter ganhou vida nos cinemas com a atriz Megan Fox no filme das Tartarugas Ninja. Chama atenção por sua dedicação e força de vontade para entregar seu trabalho.

Outros personagens

Não necessariamente heróis, temos outros jornalistas famosos como Vicki Vale, do Gotham Gazette, que tem um grande interesse amoroso no Batman.

Advertisement

Kent Brockman, jornalista mais famoso de Os Simpsons.

Eddie Brock, o Venon. Na trama, ele ganha notoriedade por causa de uma série de reportagens que faz. Mas quando o Homem-Aranha derrota um vilão, o mundo descobre que suas matérias eram falsas. Talvez seja o pior exemplo da lista.

J. Jonah Jameson. Facilmente Homem-Aranha poderia se passar na redação de um jornal. O dono do veículo é este rabugento, que “quero fotos do Homem-Aranha na minha mesa!”

Advertisement