Streaming online: a nova tendência do esporte no Brasil

O sucesso obtido pelas plataformas digitais além de nossas fronteiras, de mãos dadas com um número crescente de dispositivos móveis e o aumento da penetração da internet no Brasil, tornaram-se os principais ingredientes da receita que tornou o entretenimento online em um dos novos favoritos dos brasileiros.

Entretenimento esportivo no contexto online

O Brasil é conhecido mundialmente por seu grande amor pelo futebol e por ser um dos maiores mercados de tecnologia e entretenimento do mundo. As maiores competições esportivas do país atualmente são acompanhadas através de dispositivos móveis e computadores, enquanto as principais redes de televisão brigam entre si para dominar o mercado de espectadores que ainda utiliza a mídia convencional em busca de esportes, notícias e entretenimento.

No meio dessa luta pela sobrevivência na televisão tradicional, o salto para o contexto digital é mostrado como uma alternativa clara para plataformas que desejam permanecer no interesse de seu público e também se expandir para um mercado global. Um exemplo disso é a notícia de que o campeonato mineiro será transmitido online pela primeira vez em BH, com a entrada da Globoesporte para a cobertura de mais equipes do interior do país, bem como de torneios locais por diversas plataformas.

O anterior não é o único exemplo do crescimento da cobertura que as ligas do interior do país estão recebendo em várias plataformas online, uma vez que a casa de apostas esportivas online Betway já compartilha seus palpites sobre os favoritos para jogos em campeonatos como o Alagoano, Pernambucano, Sergipano ou a Copa do Nordeste. Além do exposto, novos espaços foram abertos para a divulgação de várias ligas e esportes além do futebol no país, o que ajuda no crescimento exponencial da oferta que os torcedores podem acessar no território brasileiro.

Essa tendência de transmissão de esportes ao vivo através de meios digitais no Brasil segue os bons resultados obtidos em plataformas de streaming como a DAZN, que iniciaram operações bem-sucedidas no país depois de obter grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos, transmitindo competições tão variadas como o Campeonato Mundial de Superbike, a Copa Davis de tênis ou o basquete brasileiro da liga NBB. Vale ressaltar que a transmissão de esportes ao vivo pela Internet em plataformas como as mencionadas acima conseguiu levar um grande número de esportes a novos públicos em territórios onde a mídia tradicional se focava apenas em algumas competências.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by DAZN Brasil (@dazn_bra) on Jan 13, 2020 at 11:45am PST

Cobertura esportiva na era digital

A transmissão de eventos esportivos e o acompanhamento das principais competições ao redor do mundo dentro de plataformas online respondem à necessidade de adaptação que a era digital exige da mídia e do entretenimento.

Um exemplo atual em BH são as mudanças que a Globo Minas fará no contexto do jornalismo e do esporte em breve, uma vez que com a intenção de aquecer o mercado publicitário em Belo Horizonte, a emissora local permitirá aos apresentadores realizarem ações de merchandising durante transmissões ao vivo. Dessa forma, a criatividade se torna uma ferramenta que busca ajudar a manter vivos os espaços tradicionais em um mundo cada vez mais focado no uso de plataformas digitais.

Vale ressaltar que uma amostra do sucesso que o salto no contexto online pode oferecer ao campo esportivo é a parceria entre o Facebook e o canal Esporte Interativo para a criação de produções originais e exclusivas. O anterior segue o sucesso obtido com as transmissões da Liga dos Campeões e se apoia da grande penetração atual da tecnologia no país.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e publicada na revista online Época Negócios, o Brasil já possui 230 milhões de smartphones em uso, e um acumulado que ultrapassa os dois dispositivos digitais por habitante, incluindo tablets, notebooks e computadores. Além do exposto, a chegada da tecnologia 5G ao país em 2021 e a atual ativação de redes de teste por empresas como a TIM, são uma amostra da abordagem tecnológica focada no uso da Internet para várias aplicações, incluindo comunicação, internet das coisas e, claro, entretenimento.

O streaming é uma tecnologia amplamente usada na atualidade em contextos como videogames, séries, filmes e comunicação. Portanto, seu uso crescente no campo esportivo é mostrado como o próximo passo para plataformas esportivas em todo o mundo. O aprimoramento das tecnologias da Internet como o 5G, promete um aumento substancial na velocidade da transmissão de dados; portanto, o streaming ao vivo e a disseminação global de torneios locais se tornam uma das principais tendências no atual contexto digital.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.