Rubens Menin compra rádio e deve mesclar CNN e Itatiaia, que tem audiência maior

O empresário Rubens Menin comprou a Rádio Itatiaia em uma operação que surpreendeu o mercado mineiro. A informação dada em primeira mão pelo Estado de Minas nesta quarta-feira, 12, e confirmada pelo Moon BH, confirma o que adiantamos com exclusividade ainda em abril: o desejo de expansão da CNN em MG.

A negociação envolve valores altos e vinha sendo tratada pelo CEO da MRV, Rafael Menin.

Em abril o herdeiro da família Menin fez uma visita na emissora para conhecer toda a estrutura, instalações e os estúdios da Itatiaia.

Leia também: De BH, dono da CNN Rubens Menin já é mais rico que donos da Globo, diz Forbes

Mudanças estão por vir

A Rádio Itatiaia deve começar a receber programação da CNN Rádio, que tem uma parceria com a Transamérica, inclusive e Belo Horizonte. Mas a maior parte da programação deve ser mantida.

Audiência das emissoras

Enquanto na TV paga a CNN Brasil alcança uma audiência média de 22 mil domicílios, cerca de 58 mil telespectadores, a Rádio Itatiaia tem quase três vezes mais público, com uma média de 145 mil ouvintes por minuto.

O Jornal da Itatiaia, Turma do Bate Bola e Acir Antão Rádio Vivo alcançam 200 mil ouvintes por minuto.

Mescla de conteúdo

Já é esperado que o conteúdo da CNN entre na Rádio Itatiaia, mas o inverso não está descartado. Edilene Lopes, maior destaque do jornalismo da rádio, poderá trilhar o caminho da TV.

A CNN também ganha o fortalecimento no jornalismo esportivo, já que Itatiaia é líder isolada na cobertura local e pioneira na cobertura de Copas do Mundo e Olimpíadas. Mas o regionalismo é fator contra um aproveitamento maior do conteúdo da rádio na TV.

TV não está descartada

A família Menin não deve ficar só com investimentos no rádio em MG. Uma parceria com alguma emissora de sinal aberto também deve ser firmada. Não é esperado uma compra, pelo menos por enquanto.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.