Prefeitura de BH volta atrás na redução da circulação de ônibus na cidade

O novo decreto assinado pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que restringe a circulação de ônibus na cidade, publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (07), foi retificado pela administração municipal. A alteração foi publicada no início da tarde.

O novo documento prevê que as viagens aconteçam entre 4h e 23h59 entre segundas-feiras e sábados – e não entre 5h e 22h, como publicado anteriormente. Os intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos, em horários de pico, e de 40 minutos, em horários fora do pico.

Ainda de acordo com a nova publicação, aos domingos e feriados as viagens poderão ser realizadas entre 6h e 9h59 e entre 16h e 19h59 – exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que terão viagens aos domingos e feriados na faixa horária de 20h a 20h59. Dessa forma, os ônibus não irão circular na capital entre 10h e 16h aos domingos e feriados.

As ações são medidas de prevenção da disseminação da epidemia de COVID-19. No entanto, as novas regras não foram bem recebidas pelas entidades sindicais, que temem uma maior lotação nos coletivos.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH) garantiu que irá cumprir o decreto, porém afirma que a decisão trará prejuízos. “O SetraBH destaca também que irá encaminhar ofício a BHTrans com dados apontando o total desequilíbrio entre oferta e demanda, o que vem tornando insuportável a operação do sistema em determinados dias e horários”, informou o sindicato, em nota.

Compartilhe
A redação do Moon BH é composta por jornalistas e redatores que escrevem diariamente sobre política, cidades e entretenimento.