O sonho de décadas dos moradores de Contagem está prestes a sair do papel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que oficializará, em visita à cidade nesta sexta-feira (29), a expansão da Linha 1 do Metrô de BH. O projeto, orçado em R$ 1 bilhão via Novo PAC, prevê a construção de duas novas estações e 3,6 km de trilhos, levando o transporte de alta capacidade para o coração do município.
A obra, aguardada há anos, representa uma virada de chave na mobilidade da segunda cidade mais populosa de Minas Gerais.
O Novo Mapa da Linha 1
Atualmente, a Linha 1 termina na Estação Eldorado. O novo projeto, que se conectará à futura estação Novo Eldorado (já em obras), estenderá a malha ferroviária ao longo do eixo da Avenida João César de Oliveira, atendendo a bairros densamente povoados. As duas novas paradas serão:
- Estação Parque São João
- Estação Beatriz
Uma Conquista Costurada nos Bastidores
O anúncio de Lula é o “carimbo político” final de uma longa articulação. O projeto já vinha sendo costurado desde maio entre o Governo de Minas, o Ministério das Cidades e o BNDES. A inclusão da obra no Novo PAC garante os recursos e dá a previsibilidade necessária para que a concessionária Metrô BH inicie as etapas de contratação e obras.
Análise: Da Promessa à Realidade
A expansão do metrô para o coração de Contagem deixa de ser uma promessa vaga para se tornar um projeto concreto. Com uma obra-mãe (Novo Eldorado) já em andamento e um pacote financeiro de R$ 1 bilhão explicitado, a população pode, enfim, ter esperança.
O desafio, a partir do anúncio, passa a ser a disciplina de cronograma e a boa execução da engenharia urbana, que envolverá desapropriações e a requalificação do entorno das novas estações. Se o plano for cumprido, a Região Metropolitana de BH dará um passo gigante rumo a uma mobilidade mais integrada e eficiente, trocando a lógica do ônibus lotado pela espinha dorsal do trem.























