A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza nesta quarta-feira (4/6), às 13h, uma audiência pública para debater os desafios enfrentados por pessoas cegas na capital e propor melhorias em áreas como acessibilidade, educação, mobilidade urbana e empregabilidade.
O encontro, solicitado pelo vereador Cláudio do Mundo Novo (PL), será no Plenário Helvécio Arantes, com transmissão pelo portal e canal da CMBH no YouTube.
Acessibilidade ainda é barreira
Segundo o parlamentar, a falta de políticas públicas específicas compromete a autonomia e qualidade de vida das pessoas cegas. Entre os principais obstáculos estão:
- Falta de acessibilidade digital, que prejudica o uso de sites e serviços por quem utiliza leitores de tela;
- Transporte público e espaços urbanos sem sinalização tátil e semáforos sonoros;
- Ausência de profissionais capacitados e materiais adaptados nas escolas e universidades;
- Dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, falta de incentivo à contratação e ausência de ambientes laborais inclusivos.
Diálogo para soluções inclusivas
A audiência deve reunir representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, especialistas em acessibilidade, além de associações de pessoas cegas. O objetivo é construir propostas que enfrentem essas barreiras e fortaleçam políticas públicas inclusivas na cidade.
“Uma audiência pública sobre o tema é uma forma de ampliar o debate nacional, trazendo à luz as necessidades locais e conectando diferentes atores sociais para construir soluções inclusivas”, destacou Cláudio do Mundo Novo.























