A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) terá novamente o vereador Braulio Lara (Novo) como ouvidor durante o biênio 2025/2026. A designação foi formalizada pelo presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), em portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (28/5). Lara já havia ocupado a função no mandato anterior, de 2023 a 2024.
Porta de entrada para o cidadão
A Ouvidoria da CMBH é responsável por receber, registrar e encaminhar sugestões, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informação dos cidadãos, promovendo o diálogo entre a sociedade e os vereadores. Para Braulio Lara, o órgão é a “porta de entrada” do cidadão no Legislativo municipal.
“Fico muito honrado com essa nomeação e agradeço a confiança do presidente Juliano Lopes. Vamos intensificar as ações da Ouvidoria, que já participa da Rede Ouvir, uma articulação de ouvidorias de entes públicos”, declarou o vereador.
“Ouvidoria na Rua” será ampliada
Entre as iniciativas que terão continuidade está o projeto Ouvidoria na Rua, lançado em 2024. A ação leva a Ouvidoria às comunidades de Belo Horizonte, ouvindo de perto as demandas da população. A proposta é fortalecer a escuta ativa e a transparência do Legislativo.
“Estou muito animado. Com o novo processo de controle interno da CMBH, teremos uma ouvidoria administrativa mais transparente e eficiente”, afirmou Lara.
Novo sistema de controle interno
A fala do parlamentar se refere à Lei 11.854, sancionada em 23 de maio, que reestrutura o Sistema de Controle Interno da CMBH. A nova legislação fortalece os pilares de Controladoria, Auditoria, Corregedoria Administrativa e Ouvidoria Administrativa, além de ajustar os cargos gerenciais e melhorar a organização das diretorias de Gestão de Pessoas e de Administração e Finanças.























